04/06/19 14h15

Empresas apostam em tecnologia para aumentar alcance e solucionar problemas

Conheça exemplos de boas práticas de pequenas empresas que inovam e aceleram processos

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Inteligência artificial, algoritmos, automação... cocê provavelmente já ouviu esses e outros  termos ligados à tecnologia. Mas quando se trata de aplicá-los ao negócio, as coisas se complicam um pouco. Muitos empreendedores, especialmente de negócios mais tradicionais, ainda veem as ferramentas como algo distante de suas realidades.

Empresas como a PneuBras, importadora e distribuidora de pneus, são um exemplo do contrário.

O negócio pernambucano, nascido há 12 anos, apostou recentemente na tecnologia para ganhar mais eficiência. Automatizou o gerenciamento de seu time de vendas e, não satisfeito, criou a startup e3Labs. Por meio da automação e inteligência de mercado, o nnovo negócio se propõe levar a inovação a outras empresas.

Há também exemplos de maior escala, como a Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil). A entidade gerou resultados ao levar inteligência artificial para as negociações de internacionalização de produtos. Por meio de um sistema inteligente, diplomatas e negociadores conseguem consultar, em poucos segundos, regras e informações que demandariam semanas de consulta ou espera.

Embora diferentes, os dois casos têm um fator comum: não tiraram seus projetos do papel sozinhas. As empresas participaram do IBM Garagem, iniciativa que envolve metodologia e espaço físico para ajudar startups e empresas a aplicar tecnologia a suas soluções e ideias. As "garagens" estão espalhadas por vários países do mundo. No Brasil, o espaço fica no prédio da IBM em São Paulo (SP).

Em um evento realizado nesta segunda-feira (3/5), a empresa de tecnologia falou sobre os conceitos por trás da proposta. Entre eles, estão o design thinking e a metologia Agile, que ajudam a estruturar o plano e a viabilidade das ideias.

Na Garagem, as empresas também têm a oportunidade de criar protótipos e pensar a produção de suas soluções. Para isso, trabalham em conjunto com desenvolvedores, arquitetos e outros especialistas.

"Para mudar a forma como as empresas funcionam e inovam, é preciso ter novas competências, novos enfoques e novas formas de fazer as coisas", afirmou Wilson Zuppo, líder do IBM Garage Brasil, na ocasião.

O líder global da iniciativa, Allen Sayles, concorda – e destaca algumas das principais dores ou erros das pequenas e médias empresas nesse aspecto. "Um principais desafios é o fato de que o dono do negócio exerce muitos papéis. Por isso, pode ser difícil dedicar a atenção necessária para ser ágil como se deseja", diz o executivo em entrevista à PEGN. Uma das soluções, diz ele, é procurar ter foco.

"Um pontos mais fundamentais para as empresas pequenas em particular é tentar não fazer coisas demais. Quando você começa a ver as coisas se movendo rápido, é comum querer fazer mais. Mas é melhor parar, implantar e levar seu produto para o mercado para fazer um teste."