17/09/14 14h44

Empresas do Parque Tecnológico apostam em tecnologias inéditas

G1

Escova de dente que não acumula bactérias levou 12 anos para ficar pronta.
Carro 100% elétrico custou R$ 25 milhões e ficará pronto em dois anos.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos reúne, atualmente, cerca de 50 instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa nas mais variadas áreas. Destas instituições, tecnologias inéditas já foram lançadas no mercado e vem fazendo diferença no dia a dia de muita gente.

A aposta de uma dessas empresas foi desenvolver um radar que consegue flagrar a ausência de cinto de segurança e capacetes. O equipamento pode ser configurado como radar fixo, lombada eletrônica ou monitor de semáforo.

"A proximidade que a gente tem junto ao órgão de trânsito ou até mesmo com a autoridade de trânsito é possível viver qual é a dificuldade que eles têm pra gente transformar a ideia em uma inovação tecnológica", disse o coordenador de pesquisa da empresa, Jader Klosowski.

Foi de uma de uma outra empresa que surgiu o kit de saúde bucal para escolas, que conta com escovas de dente antimofo, que possuem suporte próprio e um creme dental com uma fórmula que evita manchas no dente. A empresa, que é pioneira no desenvolvimento e comercialização de kits de higiene bucal coletiva, está há oito anos no Parque Industrial.

"A grande vantagem é que ele tem a mesma eficácia de um gel comum, porém tem menos flúor, além de diminuir a incidência de uma doença que mancha os dentes das crianças", disse o coordenador da empresa, Marco Facadio. Segundo ele, cerca de 700 prefeituras de todo o Brasil recebem essa tecnologia desenvolvida especialmente para a saúde pública. O kit levou cerca de 12 anos para ficar pronto.

Para as empresas, o tempo é um dos grandes fatores que podem atrapalhar as novidades. "Não se pode pensar no Parque Tecnológico com olhos de quem espera retornos em curto prazo", afirmou Horácio Forjaz, diretor do Parque Tecnológico.

Mas algumas ideias já conseguiram superar fatores como tempo e dinheiro. Uma empresa está produzindo um carro super esporte. Ele ainda não tem nome, mas a tecnologia é brasileira e ele será 100% elétrico.

"A previsão é que esse veículo esteja à venda no início de 2016. Ele vai ter uma autonomia de 400 km, serão raras as vezes em que a gente precisa utilizar um carro pra andar mais do que esse número. Então você pode andar, recarregar e ele vai estar pronto para uma viagem. Tudo indica que esse projeto será um grande sucesso", disse o diretor-técnico da empresa, Fábio Guillaumon. Segundo ele, o projeto tem custo estimado de R$ 25 milhões e deve ficar pronto para a venda nos próximos dois anos.