26/03/19 12h23

Empresas do Supera Parque geraram 338 empregos em 2018

Dados constam do relatório de atividades da instituição; faturamento das empresas incubadas chega a R$ 16 milhões e retorno à sociedade é de R$ 2 milhões em impostos

Agência USP de Inovação

Balanço do ano de 2018 indica que as startups instaladas no SUPERA Parque faturaram R$ 16 milhões ao longo do ano e empregaram 338 profissionais. O montante apurado em impostos por essas empresas foi de R$ 2 milhões, mostrando que além de novas tecnologias disponíveis à população, há também um retorno fiscal imediato à sociedade.

Os dados constam do relatório anual de atividades referente ao ano de 2018, documento que contempla as ações desenvolvidas no último ano e esclarece como foram aplicadas as verbas destinadas ao orçamento da Fipase – gestora do Parque Tecnológico, e das âncoras Supera Incubadora de Empresas e Supera Centro de Tecnologia. Do montante de R$ 5,8 milhões de seu orçamento, a Prefeitura Municipal foi responsável por R$ 4 milhões. Por sua vez, observou-se um grande crescimento das receitas próprias operacionais da entidade gestora, de 41% ante o ano anterior, indicando uma perspectiva de sustentabilidade financeira para o médio prazo.

Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, explica que a intenção é dar transparência às ações da instituição. “O relatório é divulgado desde 2007, como forma de fazer uma prestação de contas para a sociedade já que se trata de uma entidade pública”, enfatiza.

O Parque trabalha no apoio ao desenvolvimento tecnológico e realizou diversas ações voltadas ao empreendedorismo. “Além de promover encontros, palestras e workshops, o Supera Parque incentiva que a sua equipe de gestores e os empreendedores participem das mais importantes feiras de inovação e saúde em todo o mundo. Essa é uma forma de ampliar a rede de contatos e gerar novos negócios para a região”, diz.

Entre as atividades desenvolvidas ao longo de 2018, o Parque Tecnológico participou de importantes eventos internacionais, como a Medica (Alemanha), e nacionais, como a Hospitalar (São Paulo). “Além disso, também apoiamos a realização de diversos eventos que acontecem no âmbito do Parque Tecnológico e que têm como objetivo capacitar pessoas para empreender. Nesse sentido, realizamos duas edições do Empreende na Supera, além de diversas trilhas temáticas com profissionais de diversas áreas de atuação”, ressalta.

No Relatório de Atividades 2018 também é possível consultar quem são os profissionais que compõe o quadro administrativo do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, as empresas atendidas pela Incubadora de Empresas e no Centro de Negócios, além dos serviços prestados pelo Centro de Tecnologia. Os Arranjos Produtivos Locais da Saúde, do Software e da Cerveja também são contemplados.

O relatório, que também engloba o planejamento para o ano de 2019,  pode ser acessado no link: http://superaparque.com.br/fundacao-transparente/

SOBRE O SUPERA PARQUE

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 75 empresas instaladas no Parque, sendo 54 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 6 na aceleradora SEVNA Startup.