20/01/16 14h06

Empresas investem R$54 milhões na região

Jornal Cruzeiro do Sul

Duas empresas anunciaram investimentos que totalizam cerca de R$ 54 milhões na ampliação de suas infraestruturas, assim como a inauguração de novas unidades instaladas em Sorocaba e Votorantim para este ano . A Rose Plastic, de origem alemã e que está há 10 anos na cidade, planeja investir aproximadamente R$ 50 milhões no aumento de planta industrial. O anúncio foi feito pelo CEO (Chief Executive Officer), Thiemo Rösler, e o diretor-geral, Roberto Restivo, ao Prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio. A previsão é de que a medida resulte, inicialmente, na geração de mais 35 empregos diretos. Outra empresa é a rede Correia Supermercados, que hoje irá inaugurar mais uma unidade, no Jardim Santa Bárbara e outras duas unidades deverão ser instaladas neste ano, sendo uma em George Oeterer e a outra em Votorantim, com investimentos da ordem de R$ 4 milhões. No mês passado, a Toyota informou que deve começar a fabricar o Corolla na cidade ainda em 2016, ao custo de R$ 30 milhões.

Segunda ampliação

A ampliação da planta da Rose Plastic é a segunda anunciada para 2016. Em dezembro, a Toyota havia anunciado o investimento de R$ 30 milhões para que a fábrica de Sorocaba produzisse o sedã Corolla. De acordo com o diretor de desenvolvimento e inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Sedet), Pedro Gimenes, outras ampliações ocorreram em Sorocaba nos últimos anos.

O cenário mostra, segundo ele, que o problema do país não é econômico, mas de gestão. "As empresas colocam dinheiro onde há melhor gestão", afirma. Para Gimenes, essas iniciativas são tão importantes quanto a instalação de novas empresas. A ampliação de plantas de empresas já instaladas tem resultados positivos na geração empregos e de receita para a cidade, conclui.

Mais três unidades

Há mais de 30 anos no mercado e com mais de 700 funcionários, a rede Correia, que conta com 12 supermercados e sete postos de gasolina, inaugura hoje uma nova unidade, no Jardim Santa Bárbara e outras duas deverão ser entregues neste ano. Os investimentos serão da ordem de R$ 4 milhões. Já o número de empregos diretos e indiretos que serão gerados não foram divulgados.