20/09/21 12h01

Enel vai começar a usar caminhão elétrico com cesto em São Paulo

Primeiro modelo 100% elétrico tem autonomia maior e emissão zero

Automotive Business

A Enel, concessionária que administra a distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo e em outros 23 municípios da região, anunciou que vai usar um caminhão elétrico com cesto em sua frota de operações técnicas. Tanto o cesto aéreo quanto o chassi do caminhão são movidos a energia elétrica e o veículo tem zero emissão de carbono. 

O projeto, orçado em R$ 460 mil, foi custeado pela companhia e desenvolvido pela equipe de Mobilidade e Frota da Enel Brasil, em parceria com a Jac Motors e Terex Corporation. O cesto aéreo atinge 10 m de altura, carrega uma pessoa e suporta cerca de 136 kg, possibilitando ao eletricista realizar normalmente seu trabalho na rede. O veículo segue as diretrizes da Norma Regulamentadora NR-12, que trata da segurança e medidas protetivas ao trabalhador que utiliza máquinas e equipamentos. 

Outro atributo está relacionado à autonomia de rodagem, que chega a 250 kg, e a possibilidade de até 12 horas ininterruptas de trabalho, o que seria uma autonomia 15% maior em relação aos veículos de combustão. “O cesto do veículo só consome energia quando está em movimento, o que é um grande diferencial. Uma vez posicionado no local de trabalho, o caminhão não consome energia”, afirma o responsável pela área de Gestão de Instalações e Mobilidade Corporativa da Enel Brasil, Eduardo Bortotti Fagundes. No veículo tradicional, o motor permanece ligado enquanto os eletricistas manuseiam o cesto aéreo até alcançar o ponto da rede elétrica. Para operar o novo caminhão, a Enel irá oferecer um treinamento especial para os seus colaboradores. 

A recarga do veículo será realizada em uma base operacional da distribuidora situada no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital, região em que o veículo também ficará alocado neste primeiro momento. Todos os carregadores são da Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais. 

Em comunicado à imprensa, a Enel afirma ter firmado compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e diz estar tratando a mobilidade elétrica como um de seus pilares. 

 

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/enel-vai-comecar-a-usar-caminhao-eletrico-com-cesto-em-sao-paulo/