17/05/18 12h02

Energia solar: Brasil bate recorde na micro e minigeração

Residências e lojas são os principais produtores e consumidores da modalidade, que já cresceu 36,6% neste ano

Época Negócios

O Brasil atingiu um novo recorde na micro e minigeração de energia a partir de painéis solares, divulgou hoje (16/05) a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). De acordo com a entidade, a potência instalada no país chegou a 250 megawatts, uma alta de 36,6% em relação ao ano passado.

Os números de micro e minigeração de energia se referem às centrais geradoras com potência instalada de, no máximo, 75 kilowatts e 5 megawatts, respectivamente. Elas são geralmente instaladas perto do próprio local de consumo, na maioria das vezes em residências ou estabelecimentos comerciais. Praticamente toda a micro e minigeração de energia elétrica no Brasil tem como fontes os painéis fotovoltaicos.

Segundo a Absolar, dos 27,8 mil sistemas de micro e minigeração de energia conectados à rede, 77% são de consumidores residenciais. Já estabelecimentos de comércio e serviços respondem por 16% do total. Na sequência, aparecem consumidores rurais (3,2%), indústrias (2,4%), prédios públicos (0,8%) e serviços públicos (0,8%).

Apesar disso, quando medida a potência instalada, comércio e serviços respondem pela maior parte (42,8%), com as residências ficando em segundo lugar (39%), o que demonstra que os estabelecimentos comerciais e de serviços têm uma geração bastante maior por unidade.

Minas Gerais (22,9%), Rio Grande do Sul (13,9%) e São Paulo (13,5%) são os estados com a maior potência instalada em unidades micro e minigeradoras.

A potência total instalada para geração de energia a partir da fonte solar no Brasil — contando não só as pequenas, mas também as grandes unidades — ultrapassou no início deste ano a marca de 1 gigawatt. Com isso, o Brasil entrou para o grupo dos 30 principais países que mais utilizam a energia solar fotovoltaica em sua matriz energética. A China, com 78 gigawatts de potência instalada, é a maior produtora.