22/03/16 11h36

Equinix investe US$ 76 milhões em novo data center em São Paulo

O site SP3, localizado em Santana de Parnaíba, dobrará a disponibilidade de espaço da companhia no país

Investe São Paulo
Download Divulgação

A primeira etapa da construção do Data Center tem inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2017

A Equinix, companhia de serviços de data center e interconexão, investirá US$ 76 milhões na primeira etapa de construção de SP3, seu quinto data center IBX® no Brasil. Localizado em Santana de Parnaíba, o projeto terá outras 5 fases e os cerca de 2.800 racks de SP3 dobrarão a disponibilidade de espaço da empresa no Brasil. A primeira etapa da construção está prevista para ser inaugurada no primeiro trimestre de 2017.

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportação ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, tem dado suporte ao projeto principalmente por meio de orientação quanto a incentivos tributários.

“O setor de tecnologia da informação é tratado como prioridade pela Investe São Paulo, porque é um dos que mais traz inovação e empregos de alta qualificação para a economia”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós.
O novo site suportará as exigências de infraestrutura de TI para as empresas locais e multinacionais que buscam expandir operações no mercado brasileiro. Hoje, a companhia já conta com mais de 800 organizações alocadas nos quatro data centers do país e a alta na capacidade irá antecipar as necessidades por projetos de colocation no estado de São Paulo. SP3 também estará conectado ao Equinix Cloud Exchange™ que fornece acesso direto ao Microsoft Azure e o Office 365.

"Temos visto um aumento na demanda do mercado brasileiro por interconexão e colocation. As novas instalações de SP3 atenderão a essas necessidades enquanto proporcionam às empresas no Brasil a oportunidade de se beneficiarem da plataforma Equinix nos 40 mercados em que estamos presentes no mundo”, afirma Karl Strohmeyer, presidente da Equinix nas Américas.

SP3 terá total de 20 mil m² e contará com mais de 8 mil m² de área de colocation. Serão cerca de 13,3 megawatts de energia disponível e o data center terá uma subestação de alta tensão própria e linhas redundantes que garantem mais confiabilidade e estabilidade do que as que normalmente abastecem os data centers.

A distância entre SP3 e SP2, data center da companhia em Tamboré, SP, torna possível a ligação entre os sites por meio de fibra ótica escura via Equinix Metro Connect™. Esta solução prevê conectividade entre diferentes DCs Equinix para fornecer acesso direto a mais de 1.150 operadoras e mais de 6.300 empresas com baixíssima latência.

No início deste mês, a Equinix anunciou a construção de quatro novos data centers em Tóquio, Dallas, São Paulo e Sydney. Somados às recentes aquisições da Bit-isle, no Japão, e da Telecity, na região EMEA, a plataforma de interconexão global da terá quase 150 data centers até o fim do ano

TI Verde e Certificações
Preocupada em maximizar a eficiência energética de seus data centers, a Equinix utilizará uma nova tecnologia de refrigeração, que integra soluções de resfriamento evaporativo de ar e free cooling indireto, a fim de reduzir o uso de energia elétrica no ar condicionado. Além disso, SP3 terá um sistema de captação de energia solar, que alimentará os escritórios e áreas comuns do data center. A expectativa é que, ao implementar as tecnologias mais eficientes do mercado atualmente, SP3 opere com PUE inferior a 1,35 quando estiver totalmente em operação.
Como resultado dessas ações, a companhia buscará a certificação LEED Silver, que garante que o site construído está de acordo com os critérios de sustentabilidade definidos pela organização norte-americana U.S. Green Building Council.

O novo data center será inaugurado também com as certificações Tier III Design e Facilities. A primeira garante que o projeto de construção do data center foi avaliado e estava de acordo com todas as regras do Uptime Institute. Já o selo Tier III Facilities atesta que as instalações atenderão todos os pré-requisitos para execução de manutenções sem a necessidade desligamento da carga do cliente.