14/09/18 15h29

Estado de São Paulo lidera Ranking de Competitividade dos Estados do CLP

O Centro de Liderança Pública, CLP, coloca o Estado na primeira posição em estudo que avalia 10 áreas de gestão e 68 indicadores

Investe São Paulo

Em evento realizado nesta sexta-feira, dia 14, foi divulgado o Ranking de Competitividade dos Estados 2018. O Estado de São Paulo encabeça o ranking seguido por Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. O estudo é uma ótima ferramenta de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave.

Disponível em uma plataforma online, o ranking traz as performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Entre os indicadores, 36 são comparados com dados internacionais dos 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, esteve no anúncio da classificação dos Estados. “Recentemente, São Paulo foi classificado como o melhor Estado da América Latina para se investir pela equipe da fDi Magazine. Hoje, recebemos a informação de que São Paulo está na liderança entre os Estados brasileiros. O CLP produz um estudo muito completo sobre a gestão pública, avaliando 68 itens. Isso nos motiva a continuar nosso trabalho de mostrar aos investidores que instalar suas unidades aqui é uma decisão que terá boas recompensas” afirmou ele.

Os dados apresentados este ano, concluem um ciclo de quatro anos, desde a nova edição do Ranking de Competitividade dos Estados que coincidiu com os mandatos das gestões estaduais de 2015 a 2018. Hoje são 18 estados, 6 consultorias de abrangência internacional e 3 federações da indústria que utilizam os dados do Estudo.

São Paulo também recebeu um prêmio de reconhecimento pelo programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O programa foi criado em 2015 e coordena esforços de 10 Secretárias estaduais, federais e municipais, além da iniciativa privada e terceiro setor. Pautado nos cinco pilares propostos pela ONU (Gestão e Informação, Vias Mais Seguras, Veículos Mais Seguros, Usuários Mais Conscientes e Respostas Pós Acidentes), o programa criou o InfoSiga, um banco de dados aberto ao público que atualiza mensalmente o número de óbitos no trânsito paulista. Desde que o programa foi criado o número de mortes nas ruas e rodovias do Estado caíram ano a ano e mais de 100 municípios se engajaram no projeto.

O estudo está disponível no site: http://www.rankingdecompetitividade.org.br/