05/12/18 14h54

Estado de São Paulo oferece consultoria para fortalecer a economia

Trabalho da Investe São Paulo consiste em fomentar o desenvolvimento econômico com suporte a empresas em estágio inicial até multinacionais

Investe São Paulo

 

Em dez anos de atuação no mercado paulista, a Investe São Paulo – agência de promoção de investimentos e competitividade – tem como foco atuar como facilitadora para todos os tipos de empresas. Como organização social que tem como missão desenvolver economicamente o Estado de São Paulo, a Investe também trabalha para o aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.

Startups

 Startups podem contar com a Investe para se conectar ao ecossistema, seja buscando investidor, mentoria ou espaço para pitches. Com uma equipe dedicada ao tema, a agência paulista está focada em incentivar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias. Desde 2016, realiza o evento SP Conecta, voltado ao universo de empresas em estágio inicial, com a presença de companhias públicas e privadas, empreendedores, câmaras de comércio, consultorias e os maiores especialistas da temática indústria 4.0.

 Empresas recém-abertas

 Pequenas e médias empresas recém-abertas têm o suporte da equipe do Chega Mais – projeto em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), sediado na Investe.  Na fase inicial de seu negócio, o empreendedor enfrenta desafios por falta de conhecimento ou de experiência, e às vezes se depara com pequenas dificuldades que inviabilizam o empreendimento no longo prazo. O Chega Mais é mais uma ferramenta para a execução de políticas públicas de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Para que a empresa se destaque no mercado, a equipe avalia a fase do empreendimento e oferece soluções para que o negócio se aprimore.

 Novos negócios e expansão

Além do trabalho com startups e acompanhamento de empreendimentos em fase inicial, todas as empresas podem recorrer gratuitamente à Investe São Paulo para consultas sobre tributos, infraestrutura, localização de área e questões ambientais. O time com profissionais especializados acompanha todo o processo e atua como interlocutor junto aos órgãos governamentais.

 O trabalho inclui orientação ao investidor quanto a incentivos fiscais existentes no Estado e nos municípios de São Paulo, auxílio sobre possibilidade de benefícios para a instalação e operação da empresa, análise de pleitos tributários e ajuda para encaminhá-los às entidades.

 Exportação

Empresas com produtos e serviços com potencial de exportação podem recorrer ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizado pela Apex-Brasil (Agência de Promoção a Exportação). A Investe São Paulo é responsável pelo núcleo operacional SP Export, que atende companhias instaladas em um raio de até 100 km da capital paulista. O programa inclui orientação sobre como definir mercado, preço e como adequar embalagens para o mercado internacional. Tudo para ajudar os empreendedores a melhorar ou iniciar estratégias estruturadas de exportação.

Em 2 anos, o SP Export já atendeu mais de 200 empresas e boa parte já começou a exportar para países como Peru, Colômbia, Argentina e Chile, como é o caso da Keep Cosméticos, Itallian Hairtech, entre outras. Segundo a Rede de Centros Internacionais de Negócios (CNI), o número de empresas exportadoras cresceu 60% no Brasil nos últimos 20 anos e chegou à marca de 25,4 mil. Só no estado paulista são 11 mil companhias exportadoras.

 Área das Prefeituras

Está ainda entre as atribuições da Investe São Paulo orientar prefeituras das cidades paulistas para a atração de investimentos. No site da agência paulista é possível cadastrar áreas, lotes, terrenos e galpões disponíveis para novos empreendimentos em um canal personalizado, a Área das Prefeituras. Os dados inseridos na seção exclusiva ficam na base de dados da agência para serem usados de acordo com as demandas das empresas.

 SP em Mapas

 Outra ferramenta é o SP em Mapas, onde o investidor pode obter dados econômicos, gerais e mercado de trabalho de cada um dos 645 municípios paulistas. O recurso permite consultar divisões territoriais, infraestrutura, faculdades e escolas técnicas, incubadoras e parques tecnológicos disponíveis no Estado de São Paulo. É possível, ainda, visualizar as opções de empresas por setores de atividade e também comparar municípios.