27/02/18 14h48

Estado de São Paulo tem 8 das 10 cidades mais bem avaliadas em universalização do saneamento

O ranking é uma composição dos indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e eliminação de resíduos sólidos nos municípios com mais de 100 mil habitantes

Investe São Paulo com informações da ABES

O Estado de São Paulo está no topo do Ranking ABES da Universalização do Saneamento, que avalia as cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes. Por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos, a ABES qualificou 231 munícipios em um indicador final de pontuação máxima de 500%.

No ranking geral, oito das 10 cidades mais bem avaliadas são paulistas. Piracicaba (SP) assumiu a liderança com 499,92 pontos, seguida de Birigui (SP), Santos (SP), Maringá (PR), Franca (SP), Jundiaí (SP), Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Limeira (SP) e Niterói (RJ).

Os municípios que compõem o ranking foram agrupados em três categorias segundo a pontuação total alcançada nos 5 indicadores. São elas: Rumo à universalização (acima de 489) compromisso com a universalização (de 459 até 489) e primeiros passos para a universalização (abaixo de 450).

Em 2015, apenas 6% dos municípios atingiram a pontuação de enquadramento na categoria Rumo à Universalização.Outros 18% estavam em Compromisso com a Universalização e 76% dos municípios ainda se mantinham na categoria Primeiros Passos para a Universalização.

O ranking também identificou a relação das políticas de saneamento com as condições de saúde. As cidades com as menores pontuações obtiveram taxas maiores de internações e de mortalidade, enquanto os melhores posicionados apresentaram menores taxas de internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI).

Os indicadores foram obtidos pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento e correspondem ao Índice de atendimento da população total com rede de água, Índice de atendimento da população total com rede de esgotos, Índice de esgoto tratado referido à água consumida, Taxa de cobertura do serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares em relação à população total do município e Percentual de resíduos sólidos domésticos (RDO) e públicos (RPU) gerados pelo município destinados adequadamente.

Sobre a ABES:

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos que atua há cinquenta anos como propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Para acessar o relatório completo visite o link: http://abes-dn.org.br/wp-content/uploads/2016/01/Ranking-ABES-da-universalizacao-do-saneamento-_17.09.17-3.pdf