21/09/21 11h55

Etec de Lençóis Paulista é semifinalista de prêmio da Samsung

Recipiente biodegradável feito de borras de café e bagaço de cana é um dos 20 classificados para seletiva do Respostas para o Amanhã

Governo de São Paulo

Um projeto de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Cidade do Livro, localizada em Lençóis Paulista, na Região de Bauru, pretende trazer mais sustentabilidade aos viveiros de cultivo de mudas. O Tubete agrícola de bioplástico a partir de blendas de nanocelulose foi criado por jovens do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio especialmente para participar do Prêmio Respostas para o Amanhã. 

A competição é a iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung, que em 2021 acontece em 35 países. O objetivo é estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. No Brasil, é realizado desde 2014 e tem abrangência nacional. 

Classificado entre os 20 semifinalistas, o projeto da Etec de Lençóis Paulista prevê a substituição dos recipientes de plástico utilizados para cultivar as mudas nos viveiros, os tubetes, por um modelo biodegradável, feito a partir de borras de café e bagaço de cana, dois resíduos encontrados em abundância no Estado de São Paulo. 

“Além de diminuir o estresse físico da planta durante o transplantio, que é a transferência da muda do tubete para o local definitivo de plantio, o recipiente biodegradável evita o descarte do plástico no meio ambiente porque vai para a terra junto com a planta, podendo ainda enriquecer o solo”, explica Maria Eduarda Lopes, uma das estudantes responsáveis. 

Ela desenvolveu o projeto junto com os colegas Ana Cecilia dos Santos, Janaina Ferraz, Júlia de Matos e Leonardo Fraga. O grupo teve as professoras Viviane Léo e Luciana Hueb como orientadora e coorientadora, respectivamente. Os dez finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã serão divulgados no dia 8 de outubro. 

fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/etec-de-lencois-paulista-e-semifinalista-de-premio-da-samsung/