13/09/22 13h59

Exporta Franca está com inscrições gratuitas abertas

Evento será realizado de 27 a 29 de setembro, de forma híbrida, no Senai

InvestSP

Qualificação Empresarial, Desenvolvimento Internacional e Geração de Negócios são os três temas que vão nortear a 2ª edição do Exporta Franca, que ocorre de 27 a 29 de setembro. A ação será realizada pelo Sebrae-SP, Prefeitura, Acif/DNI e InvestSP, com apoio da Cocapec, Senai, Sindifranca e Unifacef. As inscrições são gratuitas.
O evento busca apoiar e incentivar as micro e pequenas empresas no processo de internacionalização, seja aumentando a sua participação no mercado internacional ou iniciando um trabalho de exportação.
“Acessar novos mercados é uma das prioridades do Sebrae-SP, nesse sentido o mercado externo é uma opção para aumentar as receitas, em especial em dólar, que ajuda na proteção do caixa de empresas que possuem despesas vinculadas à cotação da moeda. O Exporta Franca ajudará as empresas em iniciar ou potencializar sua atuação no mercado externo”, destaca Vinicius Agostinho da Nóbrega, gerente regional do Sebrae-SP.
De acordo com o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, o Exporta Franca deve fomentar o movimento de internacionalização das marcas locais. "As exportações de Franca têm se fortalecido de forma palpável. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre deste ano, a cidade exportou 72% mais que no mesmo período do ano anterior. Nos primeiros 6 meses deste ano, exportamos quase US$ 115 milhões, tendo o café e o calçado grande participação nessa alavancagem", conta. "A cidade tem potencial para expandir as exportações para as demais áreas econômicas e o Exporta Franca vem para abrir novos caminhos", completou.
Para o prefeito Alexandre Ferreira, o Programa 'Exporta Franca', criado no ano passado, já possibilitou ao empreendedor francano, conhecimento das vantagens competitivas do mercado internacional. Possibilitou ao empresário francano, oportunidades para exportação de seus produtos. E, assim, se tornar sustentável econômico e financeiramente. Nesta segunda edição, além de qualificar para a exportação de café, calçados e confecção, estamos ampliando este conhecimento para o setor de cosméticos. "Franca tem condições de crescimento e acreditamos no potencial exportador da cidade. E, por isso, temos buscado soluções práticas e de retorno rápido para o desenvolvimento de novos e tradicionais negócios em Franca", disse Ferreira.
Já o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy, destaca que “as exportações do estado de São Paulo cresceram 26%, no primeiro semestre, e movimentaram mais de US$ 32 bilhões, confirmando a excepcional competência das empresas paulistas que podem competir em qualquer mercado. A InvestSP oferece um programa de capacitação, o Exporta SP, além de uma rede de escritórios internacionais de apoio ao empreendedor. A ideia é compartilhar conhecimento com os participantes do Exporta Franca e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, que respondem por mais de 70% da geração de empregos no país”.
O Exporta Franca terá formato híbrido com ações presenciais no primeiro e terceiro dias, no Auditório do Senai, e transmissão online no segundo dia. A programação foi dividida por temas e começa com palestras para qualificação profissional sobre informações econômicas, branding e programas de qualificação.
O segundo dia será para falar sobre desenvolvimento internacional com participação do Ceciex, Abicalçados, Senai, Abit, Abhipec e Cecafé. O terceiro dia é voltado para geração
de negócios e vai abordar o mercado de café, escritórios internacionais, mercados internacionais e internacionalização e Franca Business Round (FBR).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/fEpVhDRHVe8vQit26. Outras informações pelo WhatsApp (16) 98100-9959.

:: Programação ::

27 de setembro - Qualificação Empresarial