22/06/20 11h41

Exportação de carne bovina dá sinais de recuperação

Portos e Navios

O economista Reinaldo Cafeo encara a retomada desse mercado como uma boa notícia. Ele diz que a demanda vem crescendo e isso, combinado à alta do dólar e à boa avaliação que a carne nacional tem, pode ser a salvação do setor durante a pandemia.

A cotação da arroba do boi chegou a R$ 205 na primeira semana de junho, uma alta de 37% em comparação ao mesmo período do ano passado. O dado é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP).

Mas o setor ainda enfrenta outro desafio: a falta de chuva. O período seco chegou mais cedo e, assim, o pasto deixa de oferecer todos os nutrientes necessários para a engorda do boi.

O baixo volume de chuva em abril e maio fez com que alguns produtores do centro-oeste de São Paulo antecipassem o confinamento, que normalmente só começa em julho.

O veterinário Rodolfo Cláudio Spers aconselha todo criador a fazer contas. Ele lembra que, mesmo diante de um preço atraente da arroba, é preciso avaliar se os gastos com a matéria-prima para engoda estão permitindo que haja lucro.