27/04/07 15h45

Exportação de celulose sobe

Gazeta Mercantil - 27/04/2007

A receita com as exportações brasileiras de celulose e papel somaram US$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre deste ano. O resultado representa alta de 12,9% em comparação com os primeiros três meses do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). A venda externa de celulose cresceu 12,7% com receita de US$ 674 milhões. Já a venda de papel somou US$ 406 milhões, 13,4% acima do ano anterior. As importações de celulose e papel cresceram 12% para US$ 275 milhões no trimestre. A partir do segundo semestre as exportações, principalmente de celulose, devem começar a crescer ainda mais. Algumas das maiores fabricantes nacionais de celulose, caso da Suzano Papel e Celulose e Votorantim Celulose e Papel, devem dar início a operações de suas novas capacidades de produção no País em escalas muito altas, próximas de 1 milhão de toneladas. A maior parte disso será direcionada para o mercado externo. A celulose de eucalipto brasileira tem forte crescimento de demanda no mundo já que seu preço é mais competitivo do que a celulose de pinheiro feita na Europa e Estados Unidos.