15/08/07 10h31

Exportações e produtos processados elevam o faturamento do Marfrig

Valor Econômico - 15/08/2007

O Marfrig, uma das maiores indústrias de carne bovina do país, teve um faturamento bruto de R$ 881,9 milhões (US$ 469,1 milhões) no segundo trimestre deste ano, um crescimento de 53,1% sobre igual período de 2006. Conforme balanço divulgado ontem pela empresa, o lucro líquido pró-forma no período (desconsiderando as despesas com o IPO, no fim de junho) foi de R$ 26,371 milhões (US$ 14,03 milhões), aumento de 123,5% sobre o mesmo intervalo de 2006. Levando em conta os custos com o IPO, o lucro líquido real foi de R$ 7,474 milhões (US$ 4 milhões) no segundo trimestre. De acordo com o diretor de relações com investidores da empresa, Ricardo Florence dos Santos, a receita líquida cresceu 46,5%, para R$ 775,9 milhões (US$ 412,7 milhões) no segundo trimestre graças ao avanço das vendas de carne processada ou industrializada e ao aumento no volume de vendas. As aquisições de unidades no Uruguai, Argentina e Chile, que elevaram a capacidade de produção do Marfrig, também contribuíram para o desempenho. Ele destacou ainda o crescimento das exportações no segundo trimestre, quando as vendas ao mercado externo alcançaram R$ 473 milhões (US$ 251,6 milhões), 54,5% mais que no segundo trimestre do ano passado. Em volumes, as vendas externas do Marfrig cresceram 46,6%, para 68.155 toneladas no trimestre. "A Europa aumentou a participação na fatia das exportações, de 43,5% para 58,9%", disse. Já no mercado interno, Florence destacou o aumento das vendas, principalmente de produtos de maior valor agregado - principalmente após a aquisição do gaúcho Pampeano e do Kilo Certo, em Louveira (SP). As vendas no mercado interno totalizaram R$ 408,8 milhões (US$ 217,4 milhões) no trimestre, um aumento de 51,4% sobre o segundo trimestre do ano passado. Depois de o Marfrig investir R$ 390,4 milhões (US$ 207,7 milhões) no primeiro semestre, na aquisição de empresas no Brasil e no exterior, e também na ampliação de unidades, Florence disse que a empresa continuará a atenta a oportunidades de mercado e que países da América continuam no alvo do Marfrig. Segundo ele, a meta é aumentar a participação da empresa no mercado internacional. "Temos R$ 620 milhões (US$ 329,8 milhões) em caixa, obtidos no IPO, que poderão vir a suportar aquisições novas que venham a acontecer", afirmou.