26/09/18 14h06

Exportar pode ser simples

Investe São Paulo

Fazer relações comerciais com outros países parece algo difícil. Mas não é. A Investe São Paulo executa o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), tem capacitação e mentoria para empresas interessadas em exportar ou em melhorar sua posição no mercado internacional.

Para participar do programa, a empresa precisa ter um CNPJ válido, produto ou serviço que possa ser exportado, disponibilidade para fazer todas as etapas do treinamento, que dura, em média, três meses, e estar no raio de atuação do núcleo da Investe, confira aqui. A capacitação inclui a criação de um plano de negócios, identificação de oportunidade de melhorias em produtos, serviços, processos e gestão. Além disso, os empresários recebem orientação sobre como definir mercado, preço e como adequar embalagens para o mercado internacional. Tudo para ajudar os empreendedores a melhorar ou iniciar estratégias estruturadas de exportação.

O objetivo do programa é ampliar a quantidade de EMPRESAS paulistas capazes de disputar espaço no mercado externo. Segundo a Rede de Centros Internacionais de Negócios (CNI), o número de empresas exportadoras cresceu 60% no Brasil nos últimos 20 anos e chegou à marca de 25,4 mil. Só no estado paulista são 11 mil companhias exportadoras.

O PEIEX é uma realização da Apex-Brasil. Em 2 anos, o Núcleo Operacional da Investe São Paulo já atendeu mais de 200 empresas e boa parte já começou a exportar para países como Peru, Colômbia, Argentina e Chile.