07/04/14 15h54

'Fábrica' de cana é oficialmente inaugurada em Ribeirão Preto

Estrutura produz variedades da matéria-prima do açúcar sem doenças e de forma rápida

Jornal A Cidade – Ribeirão Preto

Ribeirão Preto ganha oficialmente, a partir de hoje, uma biofábrica de cana-de-açúcar. A estrutura, feita para produzir em escala variedades com alta qualidade fitossanitária e genética de forma rápida, será inaugurada no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão.

Desde 2008 o Programa Cana IAC conta com biofábrica para a multiplicação de seus cultivares.

Segundo a assessoria do Instituto, com a nova estrutura será possível aumentar em 40 vezes a capacidade de produção.

A nova fábrica terá capacidade de produzir quatro milhões de mudas de cana por ano e exigiu investimentos de R$ 2,5 milhões, disponibilizados pelo Governo do Estado, pela Agência Brasileira da Inovação (Finep) e por recursos externos.

Para se ter ideia, na biofábrica, a partir de uma gema de planta é possível produzir de 20 a 30 mil novas plantas em seis meses. Por outros métodos, uma gema renderia cerca de 40 plantas em 12 meses.

Segundo o pesquisador e líder do Programa Cana IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, a biofábrica produzirá mudas de cana livres de doenças.

Uma muda de biofábrica custa em média R$ 1,20, valor considerado alto, porém, por ter uma qualidade excelente, será utilizada primeiramente para a multiplicação em viveiros pré-primários, seguidos de primários e secundários, e depois utilizada na formação dos canaviais.

Tecnologia nova Hoje também será entregue o Núcleo de Produção de Mudas Pré-brotadas (MPB), com capacidade para produzir 300 mil MPBs por ano, e 350 mil plântulas, empregadas no desenvolvimento de uma nova variedade de cana.

O sistema permite menos quantidade de mudas. Para o plantio de um hectare de cana, o uso de mudas cai de 18 a 20 toneladas, no plantio convencional, para duas toneladas no MPB.