11/03/20 14h03

FAPESP e Fundação Araucária lançam chamada de propostas

Fapesp

A FAPESP e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) anunciaram, em Londrina, uma chamada de propostas para apoio a pesquisas colaborativas.

A iniciativa visa à formação ou fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre pesquisadores de São Paulo e do Paraná nas áreas de AgroTechs e HealthTechs. Propostas serão recebidas até 30 de abril de 2020.

No Estado de São Paulo, podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior ou de pesquisa. No Paraná, a chamada está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, institutos de pesquisa de natureza pública ou organizações sociais (pessoas jurídicas de direito privado) sem fins lucrativos.

Serão analisadas propostas dentro de dois temas: 1) Tecnologias para o Agronegócio e/ou Agricultura Sustentável, conhecidas como AgriTechs ou AgroTechs, que apresentem soluções para uso da tecnologia no meio rural, na horticultura, aquicultura e outras culturas, visando melhorar o desempenho de forma sustentável; 2) Tecnologias para a Saúde, abordando o uso de soluções na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, visando melhorar a qualidade de vida.

“O intuito é criar um programa de pesquisa colaborativa entre a Fundação Araucária e a FAPESP; no caso da Fundação Araucária, incorporamos a construção estrutural de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (Napi). Com isso, o fomento a projetos de pesquisa de alto nível científico a serem propostos pelas duas instituições poderão receber incentivos por meio de recursos financeiros”, destacou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

“A chamada em parceria com a Fundação Araucária é parte da estratégia da FAPESP de viabilizar iniciativas conjuntas de pesquisadores de São Paulo e de outros estados brasileiros em projetos que envolvam pesquisa científica e tecnológica e ações voltadas à inovação”, afirma Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. A FAPESP já lançou 13 chamadas de propostas em parceria com Fundações de Amparo à Pesquisa de 12 estados.

A FAPESP apoiará financeiramente as equipes do Estado de São Paulo e a FA apoiará as equipes do Estado do Paraná, não havendo obrigação de igual financiamento de cada uma das duas fundações em cada projeto.