14/08/19 13h42

Faturamento de franquias cresce no primeiro semestre de 2019

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Para quem está na dúvida sobre abrir ou não o próprio negócio ainda em 2019, dados mais recentes sobre o setor podem ajudar na tomada de decisão. Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor feita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e divulgada pelo Valor Investe, o faturamento do mercado de franquias brasileiro registrou aumento de 6,4% no acumulado de janeiro a junho, na comparação com o mesmo período de 2018, totalizando R$ 84,586 bilhões.

A pesquisa mostra dados animadores. O número de franqueados no Brasil chegou a 159.656 unidades em junho. Já o total de trabalhadores registrados do setor subiu 10% no último ano, somando 1,348 milhão de pessoas.

“O segundo trimestre foi um período de muita expectativa e do início da revisão de algumas projeções para o ano. Com isso, os investidores e consumidores ficaram mais cautelosos, aguardando algumas definições importantes, como a aprovação da reforma da Previdência”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Setores em alta

Ainda de acordo com a ABF, o ramo de alimentação foi o que concentrou o maior número de novas unidades abertas, seguido de serviços e saúde, beleza e bem estar. Ao analisar os setores que mais cresceram em relação a 2018, comunicação, informática e eletrônicos são os destaques. Para consultar a pesquisa, leia a reportagem completa no Valor Investe, que também possui uma editoria específica sobre empreendedorismo.

“Essa taxa de expansão é fruto do aumento da confiança empresarial com a definição eleitoral, que ocorreu principalmente no último trimestre de 2018 e no primeiro de 2019. São contratos celebrados no período que entraram em operação no segundo trimestre e impactaram positivamente o desempenho do setor”, avalia Marcelo Maia, diretor executivo da ABF.