19/08/14 13h37

Federal-Mogul compra fábrica da Honeywell

Unidade de Sorocaba produz itens para freio das marcas Jurid e Bendix

Automotive Business

A fabricante de autopeças Federal-Mogul comprou da Honeywell Friction Materials a unidade produtora de componentes de freios (pastilhas, sapatas e fluidos) das marcas Jurid e Bendix localizada em Sorocaba (SP). O valor da transação não foi informado.

 A operação permitirá à Federal-Mogul ampliar a sua atuação no Brasil e na América do Sul. Além do fornecimento às montadoras, a companhia reforçará sua atuação no pós-venda e acredita em possibilidade de crescimento como consequência da implantação do programa Inovar-Auto.

 As atividades com administração da Federal-Mogul começaram já em julho sob o comando do engenheiro mecânico José Roberto Alves, diretor-geral da divisão Motorparts no Brasil, unidade responsável pelos componentes de freio. A planta recém-adquirida começou a ser construída em 1980 e foi inaugurada em 1982.

 Com sede em Southfield, Michigan, a Federal-Mogul fornece componentes, módulos, sistemas e subsistemas para veículos. Foi fundada em 1899, tem mais de 100 fábricas e 25 centros de distribuição pelo mundo, gerando 50 mil empregos diretos.

 Além da indústria automobilística, fornece sistemas e componentes para o segmento aeroespacial e para a indústria pesada. No ano passado, seu faturamento global superou os US$ 7 bilhões.

 As atividades da empresa estão concentradas na Europa, com 46% das vendas de seus componentes, e nos Estados Unidos, com 42%. Os outros 12% estão distribuídos em diferentes regiões. No segmento automotivo, 60% de seus produtos são destinados a veículos leves e 30% para comerciais pesados e veículos fora-de-estrada. Os demais 10% são para os setores industriais e comerciais.

 A companhia atua no Brasil desde 1988 e tem outras cinco unidades industriais, localizadas em Diadema (SP) e Manaus (AM), que produzem faróis e lanternas para veículos e motocicletas; Iracemápolis (SP), para limpadores de para-brisa, Hortolândia (SP), fabricando isolantes, e Araras (SP), com árvores de comando de válvulas e pistões.