29/09/22 12h05

FINEP/MCTI apresenta redução de taxas para crédito à inovação

Novas taxas de crédito, percentuais e prazos foram anunciados em transmissão ao vivo

Governo Federal

A FINEP, empresa pública do MCTI, apresentou nesta quarta-feira (28) as novas taxas que serão usadas nas linhas de crédito reembolsável oferecidas para inovação. O objetivo é que as empresas inovadoras tenham acesso a taxas mais atrativas. A apresentação foi transmitida nas redes sociais do MCTI e teve participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e do presidente da FINEP. 

O presidente da empresa explicou que, com a entrada em vigor da Medida Provisória 1.136, publicada no final de agosto, o indexador usado pela empresa nas ações de financiamento reembolsável passou a ser a TR (Taxa Referencial) em vez da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). 

Segundo ele, a FINEP continuará a avaliar os projetos de acordo com seu grau de inovação e relevância e os projetos com maior risco terão melhores condições operacionais, como um prazo maior. 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações agradeceu as equipes técnicas da FINEP e do ministério que tornaram a mudança possível. Ele afirmou que essa é uma conquista que dá mais atratividade aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) geridos pela FINEP e que este é um novo ciclo no fomento à inovação no Brasil. 

O diretor de Inovação da FINEP/MCTI apresentou um quadro com as linhas de crédito disponíveis, prazos de carência, percentuais de participação da empresa nos projetos entre outras informações. 

Saiba mais sobre as novas taxas em http://finep.gov.br/noticias/todas-noticias/6510-finep-altera-condicoes-de-financiamento-a-projetos-e-taxas-ficam-menores

Confira a íntegra da transmissão abaixo. 

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/09/finep-mcti-apresenta-reducao-de-taxas-para-credito-a-inovacao