27/11/07 14h49

Forte concorrência reduz prazo de lançamentos das montadoras

Gazeta Mercantil - 27/12/2007

Para enfrentar a alta competitividade do setor automotivo, as montadoras vão antecipar lançamentos no próximo ano. A estratégia será ampliar a lista de produtos para atrair ainda mais o consumidor - o que fará 2008 ser um ano ainda mais disputado que 2007. A primeira a colocar um novo modelo no mercado brasileiro será a Volkswagen, com o lançamento do novo Gol em janeiro. Em seguida, a Fiat apresentará o Stilo com câmbio manual automatizado. Depois virão os novos modelos da Renault, Honda, Toyota, General Motors (GM), entre outras. O otimismo é geral, mas as previsões sobre crescimento divergem entre as empresas. O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, projeta aumento de 15% na produção de automóveis e de 10% para comerciais leves. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vai além, ao prever expansão de 17,5% nas vendas - neste ano volume fechará com 2,4 milhões de unidades. Já a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) estima uma alta de 19%. Ainda mais otimista, o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, calcula que o crescimento do setor chegará a 20% - com 3,3 milhões de carros produzidos pelas fabricantes.