22/11/07 15h29

Forte em lácteos, Shefa busca avançar em bebidas

Valor Econômico - 22/11/2007

Fundada há 33 anos em Amparo (SP), a Shefa, mais conhecida pelo leite, investe para se tornar uma empresa de bebidas e ampliar seu mercado. A decisão estratégica começou a tomar forma há cerca de quatro anos, quando a empresa passou a produzir bebidas à base de soja, mas ganhou força mais recentemente com a entrada da Shefa em outros segmentos, como o de chá verde. As baixas margens do leite foram o estímulo para a empresa diversificar sua produção. Hoje, os lácteos representam 70% do faturamento da empresa; o restante provém das bebidas, segundo o diretor-comercial e de marketing Pedro Ribeiro. Mas a meta é inverter essa proporção em três a quatro anos, afirma ele. A empresa já disputa com a Cocamar, dona da marca Purity o segundo lugar no mercado de bebidas de soja, e quer mais. Além das bebidas à base de soja (original e com sabores), a Shefa também produz achocolatados, bebidas mistas e chá verde. Em lácteos, atua em leites longa vida e pasteurizado e creme de leite. Paralelamente à diversificação, a Shefa também alterou sua estrutura de vendas para atingir mercados em que ainda não atuava. Até dois anos atrás, os produtos da empresa só eram encontrados na Grande São Paulo, no interior paulista e na região de Campinas. Agora, a linha de bebidas também é distribuída em cidades de Estados do Sul do país, além de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O plano para 2008 é chegar ao mercado do Nordeste, onde o consumo de alimentos vem crescendo graças à melhora da renda. A conquista de novos mercados para suas bebidas já se reflete no faturamento da empresa, que quintuplicou em quatro anos. Para ampliar a produção de bebidas e também de lácteos, a empresa investiu R$ 14 milhões (US$ 8,05 milhões) este ano. Além disso, está construindo uma nova fábrica em Amparo, onde deve investir mais R$ 10 milhões (US$ 5,75 milhões) em equipamentos, em 2008, para produção de bebidas e leite, de acordo com o diretor.