16/09/19 12h38

Franquias portuguesas buscam brasileiros interessados em empreender na Europa

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Pelo segundo ano consecutivo, a Expo Franchising ABF Rio - que acontece até 14 de setembro na Cidade Nova - terá um pavilhão com marcas lusas, que aproveitam o fluxo migratório de brasileiros para Portugal para procurar franqueados que queiram investir no mercado europeu.

Cristina Matos, diretora geral e secretária geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF), lembra que a ida de brasileiros para Portugal continua bem alta.

"Inclusive, temos programado para novembro deste ano um evento com a ABF, no qual teremos um grupo de empresários do franchising que vem fazer uma visita de cinco dias a Portugal para avaliar o potencial de expansão das suas marcas", explica.

Estarão no evento a rede de academias Personal20, a administradora Loja do Condomínio e a grife de roupas infantis Metro Kids. Franquias brasileiras que querem abrir unidades em Portugal também marcam presença: a franquia de cafés especiais Cheirin Bão e a rede de alimentação saudável Mr. Fit.

A Pequenas Empresas e Grandes Negócios de setembro tem uma reportagem com empreendedores brasileiros que estão fazendo sucesso em Portugal. Leia em www.globomais.com.br. A edição também está nas bancas de todo o país.

A escola de música School of Rock é americana, mas o máster franqueado do Brasil, Paulo Portela, comprou a licença para Portugal e Espanha — como anunciado com exclusividade pelo Boa Chance. Agora, irá começar a fazer a expansão em terras europeias.

"Estamos participando do pavilhão de Portugal justamente para nos apresentarmos para esse novo mercado e estreitarmos relações com possíveis investidores e parceiros que tenham paixão por música", disse Portela, afirmando que o objetivo é abrir 15 unidades em Portugal, com foco nas regiões metropolitanas de Lisboa e Porto.

Já a Mr. Fit quer começar seu processo de internacionalização este ano, explica Camila Miglhorini, fundadora e diretora da rede. E uma boa maneira é aproveitar o público da feira, já interessado neste tipo de negócio.

Em seu segundo ano na feira, a marca Personal20 contabiliza bons frutos do evento de 2018. De acordo com Pedro Ruiz, responsável pela marca, os candidatos já estão em processo de mudança para Portugal.

A franquia tem dois conceitos: estúdio Electro Fitness e academias femininas. O foco inicial é nas cidades de Lisboa e Porto. O investimento inicial fica entre € 50 mil e € 130 mil.

A marca de roupas infantis Metro Kids conseguiu fechar uma loja em Portugal pós- Expo Franchising do Rio no ano passado. Além de atender brasileiros que queiram sair do país, a responsável pela marca, Paloma de Assis, tem interesse em expandir a empresa para o Brasil.

"Estamos em Portugal, Marrocos, China, Arábia Saudita, Índia e Turquia. Esse ano já conseguimos exportar a marca para o Brasil, e mesmo assim vamos continuar a atender os brasileiros que estão saindo do país e querem ter seu próprio negócio" relata ela, lembrando que o investimento inicial é de € 50 mil.

Quem quer se mudar para Portugal deve lembrar que empreender em outro país é bem desafiador. Os especialistas salientam que é preciso analisar com calma e cuidado o contrato de franquia oferecido já que, diferentemente da maioria dos países, Portugal não tem legislação própria de franchising.