28/06/18 17h05

Goodyear finaliza terceiro projeto apoiado pela Investe São Paulo

Iniciativas incluem sistema de cogeração de energia que se tornou referência na área

Investe São Paulo

O projeto de cogeração de energia elétrica por meio do gás natural da Goodyear em sua planta de Americana, o Cogen, tem se tornado referência para outras empresas, reduzindo custos e diminuindo emissões de poluentes para a atmosfera. O empreendimento foi finalizado recentemente e recebeu apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.

A adaptação permite a geração de 60% da energia elétrica e 100% do vapor consumidos na fábrica, aproveitando duas formas diferentes de energia no mesmo processo. Entre as vantagens, estão a alta confiabilidade da energia térmica à partir do vapor e a economia na transmissão e distribuição dessa potência, fazendo com que a Goodyear fique menos exposta às variações de custo de energia do mercado.

O Cogen soma-se a outros dois projetos atendidos pela Investe São Paulo na mesma planta. “A Goodyear tem realizado uma série de melhorias na unidade de Americana nos últimos anos, e a Investe SP tem sido parceira em cada uma delas. São projetos atendidos com uma atenção especial principalmente por serem focados em sustentabilidade”, afirma Sérgio Costa, diretor da Investe São Paulo - a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.

Também esse ano, a Goodyear concluiu as obras de melhoria da sala de pesagem de pigmentação da fábrica. Além disso, a Investe SP também apoiou a empresa na instalação do sistema de tratamento de efluentes e sistema de osmose reversa, atingindo uma economia de água equivalente ao consumo de 13 mil pessoas por dia.

Sobre a Goodyear

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 97 anos. No mundo, emprega 66.000 pessoas e fabrica seus produtos em 49 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação nos Estados Unidos e em Luxemburgo desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e mais de 1.000 pontos de venda em todo o país.