01/09/06 16h29

Governo anuncia início do trecho sul do Rodoanel

Folha de S. Paulo - 01/09/2006

A Secretaria de Estado dos Transportes pretende iniciar em dez dias as obras do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, que vai ligar a rodovia Régis Bittencourt ao ABC paulista - passando pela Anchieta e Imigrantes. Um dos principais objetivos do Rodoanel é desafogar o trânsito de São Paulo. Com a construção do trecho sul, com 57 km, os caminhões com destino ao porto de Santos não precisarão mais passar por dentro da capital. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) deu aval anteontem para que a licença de instalação do empreendimento seja concedida. Falta agora, a licença da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As obras, que devem ser concluídas num prazo de 48 meses, começarão pelos trevos, cujas construções são mais demoradas. O primeiro ponto a ser construído será o trevo da Régis Bittencourt, no final do trecho oeste do Rodoanel. Depois, será feita a passagem pela estrada de Itapecerica da Serra e de Parelheiros. Na seqüência, serão feitas as pontes das represas Guarapiranga e Billings. Os trabalhos continuam no trevo da Imigrantes, da Anchieta e, por fim, na conexão da avenida Papa João Paulo 23, em Mauá.

No total, estão previstos gastos de US$ 1,2 bilhão com a construção do trecho sul. Além disso, mais US$ 462 milhões deve ser usado para desapropriar terrenos, realocar a população e fazer a compensação ambiental.