19/09/19 14h23

Governo busca parceria no Japão para tornar SP um Estado mais inteligente

Comitiva paulista discute implantação do reconhecimento facial no sistema metroferroviário e oferta de tecnologia no agronegócio

Governo do Estado de São Paulo

Nesta quarta-feira (18), segundo dia da missão Japão, o Governador João Doria, ao lado do Vice-Presidente da NEC Corporation, Masakazu Yamashina, visitou o showroom de inovação tecnológica da NEC Future Creation Hub, braço da companhia, que atua no setor de tecnologia da informação.

Na ocasião, a delegação paulista conheceu as tecnologias físicas e cibernéticas que serão utilizadas nas Olimpíadas de 2020 e apresentou oportunidades de negócio ligados ao sistema metroferroviário, agronegócio, inovação e educação em São Paulo.

“Desde que fui Prefeito, tenho trabalhado para avançar tecnologicamente e trazer o conceito de cidades inteligentes para São Paulo. O objetivo é usar a tecnologia para melhorar a qualidade do serviço público oferecido à população, reduzindo tempo e fraudes no processo”, salientou Doria.

No sistema de Metrô e trens da CPTM, o objetivo é implantar a tecnologia de reconhecimento facial, mais segura, rápida e antifraude, sistema que a NEC já domina. “Já está em fase de testes em algumas estações do Metrô. Nosso desejo é avançar nessa tecnologia para todo o sistema metroviário e ferroviário e, depois, para os ônibus metropolitanos, junto com as prefeituras”, explicou o Governador.

Inovação

O Governo de São Paulo também foi buscar parceria com a NEC para a implantação e manutenção do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação de São Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

“Nós o chamamos de Vale do Silício brasileiro, que será instalado na capital, onde hoje está o Ceagesp. A primeira fase já está bem avançada e começa em 2020 na área do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que é do Estado de São Paulo. A segunda fase tem início tão logo consigamos mover o Ceagesp para outra localidade”, completou Doria.

Com a NEC também foi discutida a criação de uma plataforma tecnológica direcionada para o ensino nas escolas públicas estaduais e técnicas, do Centro Paula Souza. Por fim, a comitiva paulista apresentou oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro, em especial na oferta de mais tecnologia para o homem do campo.

A empresa também poderá contribuir para a Agribusiness International Expo, uma grande exposição internacional do agro brasileiro, sobretudo do agro de São Paulo, que acontecerá em novembro do ano que vem.

Missão Japão

O segundo dia da missão Japão começou em um café da manhã com empresários japoneses, em Tóquio. Durante o encontro, o Governador apresentou o programa de desestatização do Governo de São Paulo para investidores locais.

O encontro reuniu cerca de 20 representantes de fundos investimentos e de pensão do Japão, como o Asset Management, Japan Post Bank, Mizuho Bank, NissayAsset, Nomura Funds, Sumitomo Mitsui Banking Corporation e outros.

Ao término do café, o Governador se encontrou com Tatsuo Yasunaga, CEO da Mitsui & CO, trading japonesa focada nos setores que vai de agronegócio a investimentos em usinas de larga escala. Em pauta, a prospecção e expansão de novos investimentos da trading em São Paulo.

Um jantar com a diretoria da Toyota encerrou o segundo dia da missão Japão do Governo do Estado de São Paulo.