09/06/21 11h49

Governo de SP apresenta iniciativas da economia verde em evento internacional

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, São Paulo e Madri promovem economia verde como ferramenta para implementação do plano global de biodiversidade entre 2021 e 2030

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

O evento ocorrido nesta segunda-feira (7/6), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), destaca a importância do papel dos governos subnacionais na promoção de uma economia verde baseada na natureza como ferramenta essencial para a implementação do plano global de biodiversidade entre 2021 – 2030, da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). O webinar “Bioeconomy & SNGs (Subnational Governments): implementing the CBD (Convention on Biological Diversity)” foi organizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento Territorial e Sustentabilidade da Província de Madri (Espanha). 

Rumo à COP15 de Biodiversidade, o Estado participa de parcerias estratégicas, como o “Processo de Edimburgo”, para uma ação global na implementação de futuras metas nos próximos dez anos dentro da CDB. O encontro online reuniu abordagens distintas sobre economia verde e bioeconomia, com contribuições a partir de vários países e continentes que já estão dialogando entre si (América do Sul, América Central, América do Norte, África, Ásia e Europa). Neste âmbito, SP e Madri lançaram o piloto da rede global de ações, em apoio ao Secretariado da Convenção. 

Dentre as iniciativas realizadas para o desenvolvimento sustentável do estado, duas foram apresentadas: O Programa de Conservação da Palmeira Juçara – criado pela Fundação Florestal; e o Protocolo Etanol Mais Verde, assinado entre a SIMA, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a Cetesb, a UNICA e a Orplana.

Segundo a assessora da Fundação Florestal, Carolina Kors, “Serão compradas 28 toneladas de sementes da palmeira-juçara que serão lançadas em uma área extensa da Mata Atlântica para crescimento e restabelecimento da espécie que está em risco de extinção”, disse. Os produtos sustentáveis desta palmeira, como a polpa da semente, serão vendidos pelas comunidades tradicionais, medida pioneira no Estado. “Além da questão ambiental, o programa oferece mais uma alternativa de trabalho sustentável e integra ainda o programa Vale do Futuro”, explicou Carolina. 

O Protocolo Etanol Mais Verde, em seu 14º ano de existência, foi apresentado pelo diretor executivo da Orplana, Denis Arroyo Alves. No mês de abril, em novo relatório anual, o programa ressaltou resultados como os benefícios para a saúde da população. Dados divulgados destacaram que há 4,4 milhões de hectares atualmente compromissados com boas práticas agroambientais pelas signatárias do acordo, 130 no total, sendo 117 usinas e 13 associações – compostas por mais de 5 mil fornecedores de cana. 

Ainda no webinar, o ICLEI global trouxe o tema economia circular e exibiu a plataforma Regions With Nature, desenvolvida com vários parceiros, como o Regions4 e o Governo de SP. A Associação de Produtores de Açúcar da Guatemala (ASAZGUA), apoiadora do evento, destacou a importância da participação da iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável. A Regions4 falou sobre estudos de caso; e a empresa Canal de Isabel II contou sobre as ETEs, conhecidas como biofábricas em Madri, trazendo um novo conceito. 

Em relação à economia verde na Escócia, houve a apresentação sobre o “Processo de Edimburgo”, base dos próximos dez anos de articulação entre governos locais e subnacionais, parceiros e secretariado da CDB. Já o tema saneamento foi abordado pela associação espanhola de empresas do setor. 

Segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Planejamento Territorial e Sustentabilidade da Província de Madri, Mariano Gonzalez, “A natureza transversal da bioeconomia oferece uma oportunidade única para abordar globalmente os desafios da sociedade, como segurança alimentar, esgotamento dos recursos naturais, dependência de combustíveis fósseis e mudança climática, ao mesmo tempo em que se consegue um crescimento econômico sustentável”, finalizou. 

A SIMA foi representada pela Chefe da Assessoria Internacional da SIMA, Jussara de Lima Carvalho; e pelo assessor Internacional e de Biodiversidade Paul Dale. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/06/governo-de-sp-apresenta-iniciativas-da-economia-verde-em-evento-internacional/