30/01/20 14h23

Governo de SP lança programa para capacitar exportadores

Exporta SP vai qualificar 150 empresas já em 2020, com meta de chegar a 1.200 até 2024; startups e setor de serviços são alvos do projeto

InvestSP
  • Download Chico Rosa

    O presidente da InvestSP, Wilson Mello, mostrou o potencial de exportação das mcro, pequenas e médias empresas e o funcionamento do programa

  • Download Chico Rosa

    “Temos compromisso em potencializar a exportação de alta qualidade e fazer com que São Paulo seja uma porta para a América Latina e para o mundo” afirmou a secretaria de desenvolvimento econômico, Patricia Ellen

  • Download Chico Rosa

    Prefeitos, presidentes de entitidades de apoio á exportação, presidentes de câmaras de comércio estiveram presentes na cerimônia

  • Download Chico Rosa

    O governador João Doria mostrou que o trabalho de apoio à exportação será realizado por meio da cooperação entre as diversas pastas do governo

O Governador João Doria lançou nesta quinta-feira (30) o Exporta SP, Programa Paulista de Capacitação para Exportações, que vai preparar empresas de micro, pequeno e médio portes para acessar o mercado internacional. A meta do projeto é qualificar 150 empresas este ano e chegar a 1.200 até 2024, fazendo com que um número maior de companhias passe a exportar os produtos de origem paulista. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a InvestSP.

“Os resultados que obtivemos ao longo de 2019 validam todo esforço que estamos fazendo agora em 2020. No ano passado ainda haviam expectativas sobre o desempenho da economia de São Paulo. E, ao termino de 2019, da expectativa passamos a certeza. Os dados do Ipea demonstram que a economia de São Paulo cresceu mais de duas vezes e meia que a do país”, comentou o Governador João Doria. “Uma visão liberal de governo, políticas públicas claras, programas de capitação de investimentos externos, desenvolvimento econômico com políticas corretas, desoneração fiscal sem guerra fiscal”, listou João Doria sobre medidas tomadas nessa gestão.

O Exporta SP será o maior programa de capacitação para exportações já executado no Estado, incluindo pela primeira vez startups e o setor de serviços em seu escopo de atuação. Poderão participar micro, pequenas e médias empresas que ainda não exportam ou que já atuam no comércio internacional e queiram expandir seus mercados.

“Esse programa é um meio para que o crescimento econômico se torne prioridade em São Paulo. Das empresas que exportam hoje no Brasil, 45% delas são de São Paulo. E temos potencial para muito mais, 63% dos municípios paulistas possuem registro para exportação, contudo o volume de exportação está concentrado em 10% dos municípios”, comentou Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico. “Temos compromisso em potencializar a exportação de alta qualidade e fazer com que São Paulo seja uma porta para a América Latina e para o mundo”, destacou.

“O Estado de São Paulo tem hoje 10 mil empresas que já mantém algum tipo de relação comercial com outros países, sendo que 98% são micro, pequenas e médias empresas. No entanto, 18% delas encerram as atividades após o primeiro ano. Capacitar essas empresas para exportar é um dos caminhos para aumentar a competitividade dessas empresas e reduzir essa taxa de mortalidade”, afirmou Wilson Mello, presidente da InvestSP.

Funcionamento do Exporta SP

O novo programa prevê a descentralização dos serviços de exportação do Estado, ainda muito concentrado na capital. A capacitação terá uma duração de 5 meses por turma e abordará os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Conteúdos sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas, ministrados por especialistas da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Para participar, as empresas precisarão se cadastrar no site da InvestSP e passar por um processo de seleção, que avaliará o atual estágio para acesso ao mercado externo. Após a seleção, a empresa receberá a visita de um tutor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.

O programa

Ao longo do projeto, o empreendedor terá aulas presenciais e acesso à plataforma online de conteúdo chamado AVA (Ambiente Virtual de Aula), que utiliza o modelo Canvas, a ferramenta mais utilizada atualmente para planejamento de negócios. Também serão realizados workshops regionais, que auxiliarão os participantes a construir uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional.

Depois de concluída a fase de treinamento, as empresas continuarão sendo monitoradas pela equipe de promoção de exportações da InvestSP. A fase de acompanhamento terá duração de 2 anos. Nesse período, serão feitos diagnósticos semestrais para verificar se o plano de ação elaborado durante a capacitação está sendo implementado corretamente. Outra vantagem para as empresas é manter o acesso aos parceiros da InvestSP, que facilitam o contato dos empresários com compradores de outros países.

“A InvestSP elaborou a metodologia do Exporta SP para responder às necessidades específicas das regiões paulistas, trazendo, também, aprendizados da experiência na execução do PEIEX da Apex-Brasil. No esforço para a difusão da cultura exportadora é imprescindível contar com a colaboração de outras entidades públicas e privadas. Assim, agradecemos a todas as instituições que já colaboraram para o lançamento deste programa e deixo as portas abertas para que outros órgãos unam-se ao nosso trabalho”, finalizou o vice-presidente da InvestSP, Torquato Jardim.

Mais informações

  • Visite o site da InvestSP e acesse a seção sobre o Exporta SP
  • Entre em contato com a equipe de promoção de exportações da InvestSP

Andrea Motta - Coordenadora de Promoção de Exportações

[email protected]| 3100-0337

Bárbara dos Santos - Assistente de Promoção de Exportações

[email protected] | 3100-0338