08/12/22 11h58

Governo de SP oferece apoio comercial a empresas que querem exportar ou atrair investimento estrangeiro

Escritórios da InvestSP em Nova York, Xangai, Dubai e Munique prestarão consultoria e colocarão empreendedores em contato com possíveis clientes

InvestSP

O Governo de São Paulo vai oferecer apoio comercial a empresas paulistas de pequeno e médio porte que querem começar a exportar, que já exportam, mas desejam abrir novos mercados, ou que buscam atrair investimento estrangeiro. Lançado pela InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), o Be Global - Programa de Internacionalização das Empresas Paulistas abriu mais de 100 vagas para empreendedores, de qualquer região do estado, que queiram receber consultoria personalizada dos escritórios internacionais da Agência - localizados em Xangai, Nova York, Munique e Dubai.

Os interessados devem se inscrever até 16 de dezembro (clique aqui). Serão aceitas empresas de todos os setores, porém com prioridade para os segmentos: alimentos e bebidas, moda (têxtil, confecção, bijuterias e joias), máquinas e equipamentos e tecnologia & inovação (startups). Cada empresa selecionada será orientada por um escritório internacional da InvestSP, com base no mercado-alvo escolhido (China, Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes). O início dos trabalhos está previsto para janeiro.

Para quem quer começar a exportar ou deseja ampliar suas vendas para o exterior, os escritórios da InvestSP vão oferecer um estudo personalizado sobre o produto/serviço da empresa, o mercado, preços, concorrência, embalagem e distribuição, por exemplo, além de análise SWOT. Depois, vem a fase de treinamento – que será online - e o agendamento de reuniões com possíveis compradores, momento no qual as empresas terão a possibilidade de utilizar as instalações dos escritórios internacionais da InvestSP - caso optem por encontros presenciais.

“A ideia é que os escritórios internacionais do governo sejam uma extensão de São Paulo. Com apoio da equipe técnica da InvestSP, que conhece as características e as regras de cada mercado, a empresa, aqui do Brasil, terá acesso a informações estratégicas fundamentais para a definição do plano de negócios, a redução da burocracia e o fechamento de acordos comerciais”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy. “O objetivo é garantir que as empresas paulistas possam faturar mais, tenham novas fontes de receitas e se tornem ainda mais competitivas”.

Quanto a startups e empresas que buscam atrair investimento estrangeiro, antes dos encontros com possíveis parceiros haverá um estudo do cenário, revisão do plano de negócios e reuniões com formadores de opinião e players do mercado, entre outras ações.

Em todos os casos, a fase de preparação, treinamento e reuniões de negócios terá duração de seis meses. Após esse período, a InvestSP ainda vai apoiar as empresas nas negociações com possíveis clientes e parceiros por mais seis meses.

Detalhes sobre processo seletivo, calendário, número de vagas por escritório e valor do investimento podem ser consultados no regulamento do Be Global.