16/01/20 13h31

Governo de SP realiza 1º mutirão do Empreenda Rápido em Paraisópolis

Parte do Projeto Comunidades, ação nesta quinta-feira (16) vai oferecer serviços voltados a quem deseja abrir ou ampliar negócios

Governo do Estado de São Paulo

Nesta quinta-feira (16), o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realiza com o Sebrae-SP o primeiro Empreenda Rápido em Paraisópolis. O evento gratuito contará com mutirão de serviços ao empreendedor, linhas de crédito pelo Banco do Povo em até 48 horas e atendimento do Sebrae-SP, oferecendo tudo o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar o seu negócio. A ação integra o Projeto Comunidades, anunciado em dezembro do ano passado.

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Projeto Comunidade abrange mais de 30 ações integradas do poder público e investimento previsto de R$ 250 milhões em um grande pacote de obras e serviços em Paraisópolis, zona sul da capital.

“Inicialmente, [o Projeto Comunidade] será implantado em Paraisópolis e Heliópolis e depois replicado em outras comunidades com as mesmas características. O Projeto Comunidade será modelo para todas as regiões de nosso Estado”, afirmou o governador João Doria durante o lançamento da iniciativa.

Na programação do evento desta quinta-feira, os empreendedores encontrarão palestras voltadas à gestão de negócios, abertura de empresa e relacionamento com o cliente. As inscrições para as palestras podem ser realizadas na hora. O Sebrae-SP irá realizar a abertura de cadastro empresarial na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) para quem deseja formalizar o próprio negócio.

Além das opções de crédito do Banco do Povo e da Desenvolve SP, haverá atendimento de instituições financeiras privadas. Para os financiamentos do Banco do Povo solicitados no mutirão, a análise e concessão de crédito serão realizados em até 48 horas – mediante apresentação dos documentos necessários.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, destaca que o empreendedorismo é essencial no desenvolvimento do Estado de São Paulo. “Estamos no Estado mais empreendedor do Brasil e, com as crises, podemos criar oportunidades. O objetivo do mutirão do Empreenda Rápido é promover o empreendedorismo e dar condições de trabalho para todos, oferecendo linhas de crédito com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país. Queremos que São Paulo seja o protagonista deste novo modelo de estado empreendedor”, afirma.

Posto de atendimento do Banco do Povo

Além do mutirão de serviços do Empreenda Rápido, na quinta-feira (16), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado vai inaugurar um posto de atendimento do Banco do Povo na União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis. Na unidade, os empreendedores vão contar com linhas de crédito que têm taxas de juros a partir de 0,35% ao mês. O programa credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

Condições de financiamento de crédito pelo Banco do Povo

Os empreendedores formais (pessoas jurídicas – MEI e ME) e informais (pessoas físicas) poderão realizar os empréstimos nas seguintes condições:

– Não ter restrição de nome no Cadin e Serasa;

– O crédito deverá ser solicitado no município onde está localizado o negócio;

– Pessoa física informal deverá ter no mínimo 2 anos de residência no local onde se encontra o negócio.

O Feirão do Empreenda Rápido tem como objetivo incentivar o empreendedor e promover a expansão de micro, pequenas e médias empresas através da concessão de linhas de crédito, cursos de qualificação em gestão de negócios e formalização de empresas.