21/01/16 10h48

Governo do Estado concede credenciamento definitivo a sete parques tecnológicos

Segundo o Governador, parques tornam o Estado mais competitivo e ajudam Investe SP a atrair investimentos

SDECTI

O governador Geraldo Alckmin, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França, e a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Abreu, assinaram nesta terça, 19 de janeiro, às 10h, no Palácio dos Bandeirantes, o credenciamento definitivo de sete parques tecnológicos paulistas (quatro empreendimentos localizados em Campinas - Unicamp, CTI, CPqD e Tecnopark, além de outros três parques nas cidades de Santo André, Botucatu e São José do Rio Preto). O presidente da Investe SP, Juan Quirós, prestigiou a cerimônia.

A partir de agora, as entidades gestoras dos empreendimentos podem receber incentivos fiscais e realizar convênios com o Estado para repasse de recursos voltados a obras e aquisição de equipamentos. O evento contou ainda, com apresentações de cases de sucesso, iniciativas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento de São Paulo.

As iniciativas já estavam credenciadas provisoriamente no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). Na publicação do decreto nº 61.418, de 10 de agosto de 2015, foi acrescida uma disposição transitória que possibilitou que os empreendimentos credenciados provisoriamente recebessem o status de definitivo. De acordo com Márcio França os projetos inovadores e o credenciamento definitivo dos parques são medidas que comprovam o empenho do Governador Geraldo Alckmin nas questões voltadas à inovação tecnológica: “Além dos fundos de financiamento, agora as empresas localizadas nesses parques podem receber recursos e incentivos fiscais para investir em infraestrutura e melhoria”.

Para o governador, os parques tornam o Estado mais competitivo, ajudando a Investe São Paulo em sua tarfa de atrair investimentos.

Sobre o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)
Para dar apoio e suporte aos parques tecnológicos, o governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado. O SPTec faz parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai). No Estado de São Paulo, existem 28 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o Parque Tecnológico de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no Sistema. Desde então, outros cinco parques também já receberam este título, são eles: Parque Tecnológico de Sorocaba, Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, Parque Tecnológico de Piracicaba, Parque Tecnológico de Santos e Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec).

Incentivos estaduais nos parques
As empresas que se instalarem em parques tecnológicos do SPTec, que possuem credenciamento definitivo, poderão participar do programa estadual de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.

Cases de Sucesso
Durante o evento foi apresentado pelo Ceo da Promip Holding S/A, Marcelo Poletti soluções inovadoras da empresa, que foi fundada em 2006 dentro da EsalqTec, incubadora da Universidade de São Paulo – USP, em Piracicaba. Hoje, instalada em Engenheiro Coelho, a Promip é especializada em biotecnologia agrícola e a primeira investida pelo Fundo Inovação Paulista, idealizado pela Desenvolve SP. Trata-se da única empresa brasileira com uma biofábrica para produzir e comercializar ácaros predadores, que complementam o uso de agroquímicos no controle de pragas, aumentando a produtividade agrícola.

Com o aporte, a empresa já começou a colocar em prática um plano estratégico para a ampliação da capacidade de produção, contratação e a aceleração de novos projetos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Outra ação que está em desenvolvimento com recursos do Programa de Pesquisa Inovativa na Pequena e Micro Empresa (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), é o de polinização. Já estão sendo desenvolvidas em laboratório, abelhas sem ferrão com o objetivo de polinização. Na ocasião também foram apresentados projetos desenvolvidos no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – Cietec, núcleo da incubadora de base tecnológica da Universidade de São Paulo.