28/03/19 11h45

Governo publica edital que permite abertura e instalação de empresas na Inova

Prefeitura de Presidente Prudente

Se as 180 vagas forem preenchidas, será o primeiro projeto do Município totalmente autossustentável

Será publicado em atos oficiais nesta quinta-feira (28/03), o Edital de Seleção Pública que permite que empresas de tecnologia ou base tecnológica sejam abertas e/ou se instalem na Fundação Inova Prudente. O documento foi assinado nesta quarta-feira (27) pelo prefeito Nelson Bugalho e o diretor-presidente da entidade, Bruno Garcia Carnelóss, em reunião que contou ainda com a presença do titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, e do chefe de Gabinete, Tadeu Pereira.

Dessa forma, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa será transferido para a Inova, que passa a ser o endereço fiscal dela. “Sabemos que muitas empresas, principalmente no formato MEI [Microempreendedor individual], são abertas na casa do empreendedor. Caso ele more em prédio residencial ou condomínio, não é possível ter o CNPJ naquele endereço. Todas essas pessoas se tiverem empresa e quiserem migrar para Inova, poderão transferir sua sede fiscal e operacional”, explica Bruno, lembrando que quando a Fundação foi recriada, em 2017, a Lei já previa que empresas pudessem se instalar no local.

O Edital, que está disponível na íntegra no site inovaprudente.com.br/suaempresa, prevê seis modalidades de instalação. São elas: Escritório virtual individual; Empresa residente individual em local de uso compartilhado; Empresa residente individual em local determinado; Empresas Residentes coletivo para até quatro pessoas; Empresas Residentes coletivo para até oito pessoas; e Ponto de Atendimento.

Em relação aos valores, vão de R$ 500 ao ano, bem como de R$ 100 e até R$ 2 mil mensais, sendo que todos os cadastrados terão 50% de desconto nos três primeiros meses. Ao todo, são 180 vagas, sendo uma quantidade precisa para cada categoria. Além disso, cada uma tem especificações e permissões diferentes. Entretanto, todas dão direito ao empreendedor de locar os demais espaços da Inova com 50% de desconto, sendo auditório, laboratório de informática, entre outros.

O documento prevê ainda que os empreendedores que não possuem CNPJ, mas querem se formalizar, façam isso diretamente na Inova. Neste caso, haverá uma carência de três meses. Os contratos firmados poderão ter validade de até cinco anos, sendo o objetivo principal permitir que as empresas ocupem um espaço que possibilita o desenvolvimento dos profissionais, “pois irão se conectar, conhecer outras pessoas, e estarão em um ambiente coorporativo, sendo muito mais saudável em termos de negócios”, acrescenta Rogério.

Além disso, o local pode ser um verdadeiro centro de capitação de talentos por parte das empresas. “Mais que se fortalecer e relacionar, a ideia é que a Inova faça esse trabalho de conector, onde investidores, empresários, clientes, outras empresas, interessados, profissionais liberais, entre outros, possam se conectar”, pontua o secretário de Tecnologia.

Com dados em mãos, o prefeito afirma que caso todas as vagas sejam preenchidas, resultará em uma receita de cerca de R$ 250 mil, o que fará com que o projeto seja o primeiro do Governo Municipal totalmente autossustentável. O valor, segundo ele, será utilizado para própria manutenção do local, internet de alta velocidade, “já disponível na Inova”, segurança, energia elétrica, entre outros. “Lembrando que o prédio tem AVCB [Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros], acessibilidade e funciona diariamente das 8h às 22h”.

Por fim, o diretor-presidente da Inova diz que o apoio do Governo Municipal aos empreendedores será de maneira ainda mais efetiva. “Precisamente na Inova, o apoio irá além de eventos e capacitações, iremos hospedar as empresas para que elas se desenvolvam e cresçam em Prudente, o que também resultará no fomento da economia e do ecossistema de tecnologia, inovação e empreendedorismo do município”, comemora.