27/08/14 16h25

Grupo inicia construção de aeroporto executivo em Birigui

Folha da Região

O GPA (Grupo Pioneiros da Aviação) iniciou a preparação da área para a construção de um aeroporto executivo de serviços e industrial, em Birigui. Na primeira etapa, será erguida a sede administrativa, além de uma pista para pouso e decolagem no aeródromo Ary Soffia. O investimento inicial será de mais de R$ 10 milhões. No local, é feita a terraplenagem. A expectativa é que em 60 dias o terreno possa ser liberado para a sequência do trabalho.

  O diretor financeiro do GPA, Pedro Marin Belmonte, afirmou ontem que neste primeiro momento a estrutura prevê a instalação de uma pista para pouso e decolagens de 1,5 mil metros de comprimento por 35 de largura, que foi autorizada pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), em dezembro do ano passado.

 No futuro, também serão instalados prédios que possam abrigar a sede do grupo, escritório, centro de estudos e museu da aviação. O projeto arquitetônico que será executado é do escritório Vendrame Engenharia, de Birigui. "Tudo foi desenhado de modo que possa agregar outras estruturas no futuro, conforme a demanda", completou. Belmonte explicou que na extensão do aeródromo ficará um distrito industrial, com 14 hangares, específico para o setor da aviação. Todas as edificações do polo serão custeadas pelos parceiros do projeto que vão se instalar no local.