07/04/14 16h03

Grupo Tuzzi inaugura centro para testes de pesados e tratores

Localizado em São Joaquim da Barra (SP), começa a atender montadoras este mês

AutomotiveBusiness

O Grupo Tuzzi, que fornece componentes forjados, laminados a quente, sistemas de acoplamento e de tração para tratores, e peças para sistemas de direção e suspensão de veículos pesados, inaugura centro tecnológico em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo.

 Seu primeiro laboratório, já em operação, conta com equipamento com característica modular multiaxial para testes de fadiga, que promete simular condições reais de trabalho e esforços de um trator em campo ou de um veículo automotivo pesado.

 Segundo César Bonacini, gerente comercial da Tuzzi, um dos objetivos do centro, que emprega dez empregados atualmente, é dar suporte às fabricantes no desenvolvimento e validação de novos projetos, substituindo, em alguns casos, os testes realizados em campo. “Já estamos negociando com algumas montadoras. Uma deles iniciará os estudos e testes em nosso CT ainda neste mês de abril.”

Bonacini aponta que o centro tecnológico irá proporcionar redução de custos, ganho de tempo e, sobretudo, aumento na segurança dos componentes e equipamentos produzidos por fabricantes agrícolas, automotivos e ferroviários.

 O executivo conta que os testes podem ser realizados em bancadas especiais ou montados no próprio veículo. Será possível realizar uma ampla gama de testes estruturais, de durabilidade e ensaios com cargas cíclicas, testes em feixes de molas, ensaios mecânicos, além de análises químicas de materiais.

 Para o setor agrícola, além das avaliações estruturais em tratores, pulverizadores, colheitadeiras e implementos, também será possível a realização de avaliações nos sistemas de levante e tração e no cinto e arco de segurança do trator. “Esta análise verifica a segurança desses itens simulando as condições reais de um capotamento, uma grande novidade”, explica o gerente.