09/12/13 11h11

Guarujá está mais perto de receber um Centro de Inovação Tecnológica

Prefeita Antonieta assinou protocolo de intenções com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Garcia

Diário do Litoral - Santos

Mais um importante passo foi dado para que Guarujá tenha implantado um Centro de Inovação Tecnológica. A Prefeita Maria Antonieta de Brito assinou um protocolo de intenções nesse sentido com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, na quarta-feira (4), em São Paulo. Isto significa que o projeto da Cidade, após ser analisado por uma equipe da Secretaria, foi aceito e, que Guarujá está apta a receber recursos financeiros para a contratação de um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do Centro.

Durante a reunião, o secretário Rodrigo Garcia disse que até o final deste mês, o convênio será assinado com a Prefeitura. “Vamos realizar um convênio para diagnóstico da situação econômica local, identificar as oportunidades e desafios para instalação do centro. O espaço deverá oferecer serviços de apoio tecnológico às empresas da região, voltadas aos setores náutico, naval e portuário”, explicou.

“Todos os envolvidos no projeto estão com uma enorme expectativa. Acreditamos que esse Centro contribuirá ainda mais para o desenvolvimento do Município, pois uma das diretrizes da minha gestão é promover a aproximação entre os segmentos econômicos da Cidade (Porto, Retroporto, Aeroporto, Petróleo e Gás, Náutica e Naval, Turismo) e o meio acadêmico. E, a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica nos moldes propostos pelo governo do Estado facilitará este processo”, disse Antonieta.

Participaram do ato de assinatura do protocolo de intenções, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson de Jesus, o de Turismo, José Carlos Rodrigues e o Adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Logístico, Adilson Cabral.

Sobre o Centro - A Implantação de Centros de Inovação é um dos programas da Secretaria Estadual que objetiva estimular a criação de ambientes de inovação no Estado de São Paulo. Esses Centros podem contar com laboratórios de desenvolvimento tecnológico, serviços de apoio tecnológico, serviços para certificação da qualidade, entre outros, bem como prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica. Em todo o Estado, existem apenas 28 iniciativas para a instalação de Centros, e Guarujá faz parte deste seleto grupo.