21/08/14 15h52

Heineken investe R$ 20 milhões na Sol

Valor Econômico

A Heineken tenta ampliar a sua participação no segmento de cervejas premium com a marca Sol Premium. A marca Sol, vendida no Brasil desde 2006, também já estava presente no México e na Holanda. Neste ano, a Heineken decidiu tornar a Sol uma grife global, com a expansão das vendas para mais de 20 países e o lançamento da versão premium.

A cerveja Sol - que teve uma estreia turbulenta no Brasil - será fabricada localmente na fábrica que a Heineken possui em Araraquara (SP). A Heineken prevê um investimento até o fim do ano de R$ 20 milhões em ações de marketing e na instalação de linhas de produção para a marca Sol. Carina Hermida, gerente de marca Sol, disse que mesmo sem campanhas no país, as vendas da Sol cresceram 186% em volume no acumulado de 12 meses até junho. "Esse ritmo forte de crescimento só mostra o potencial que a cerveja Sol tem", disse Carina.

No mundo, as cervejas premium respondem por 15% a 20% da venda total de cervejas. No Brasil, no entanto, as cervejas premium representam 5,6% do mercado. "A companhia acredita que o Brasil vai chegar a esses patamares nos próximos anos", disse Daniela Cachich, vice-presidente da marketing da Heineken. Na visão da executiva, o mercado de cervejas premium passa pela mesma mudança vista no setor de vinhos anos atrás. "Hoje é possível comparar muitos rótulos de cervejas premium nas gôndolas das lojas, existe uma abertura maior a esse segmento".

As vendas da Heineken no Brasil cresceram 45% em volume, enquanto o segmento de cervejas premium cresceu 24,1% nos últimos 12 meses, até junho. Daniela disse que as vendas foram favorecidas pela realização da Copa do Mundo no Brasil, mesmo sem a realização de uma campanha específica para o evento desportivo. A Heineken começou a operar diretamente no Brasil em 2010. De acordo com Daniela, o país era o 17º em receita para a Heineken. Atualmente é o sétimo. "O Brasil é o terceiro maior mercado de cerveja em volume e nosso objetivo é manter crescimentos expressivos e trazer novas marcas ao país", disse.

Como parte da estratégia de marketing para a Sol premium, a companhia mudou a embalagem da cerveja e divulga a partir de setembro uma campanha publicitária com o slogan "espíritu libre" para a marca, com peças publicitárias em TV, mídia digital e mobiliário urbano.

A cervejaria holandesa Heineken, a terceira maior do mundo, divulgou resultados do primeiro semestre ontem. O lucro líquido caiu 1,3% em relação ao primeiro semestre de 2013, para € 631 milhões, pressionado principalmente pelo câmbio adverso.

A receita líquida do grupo, que perde em volume para a belgo-brasileira AB Inbev e a britânica SABMiller, recuou 0,9%, para € 9,27 bilhões. Não fosse a desvalorização das moedas nos mercados em que atua, por outro lado, o faturamento teria crescido 4,8%.

No consolidado de todas suas operações, o grupo holandês vendeu 14,2 milhões de hectolitros, com avanço de 6,6%. Apesar de o incremento mais significativo, de 15%, ter sido observado na Europa Ocidental, as Américas foram a região mais importante, com 31% do volume total.