12/11/18 12h56

Hermes Pardini quer expandir mercado

Diário do Comécio

O laboratório mineiro Hermes Pardini está apostando nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro para crescer em número de lojas. Em Minas Gerais e Goiás, onde a empresa já é líder do segmento, a estratégia é aumentar o volume de serviços prestados por unidade.

Além disso, a companhia segue tocando o Projeto Enterprise, lançado em março e que, basicamente, prevê a modernização e ampliação da capacidade da planta de análises e exames de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Temos a liderança em Belo Horizonte e Goiânia, onde nossas operações já são maduras. Hoje, estamos focados em aumentar o volume de serviços nas lojas que já temos. Porém, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde nossas operações são mais recentes, estamos buscado ativamente a abertura de lojas. Entendemos que esses dois estados são os dois grandes eixos de expansão da empresa em termos de número de lojas”, destacou o diretor de Relação com Investidores do Hermes Pardini, Fernando Ramos.

O diretor explicou que os investimentos da empresa a partir deste ano têm atendido a esta estratégia, de um lado, e, de outro, ao Projeto Enterprise, lançado em março, em parceria com a Siemens Healthineers. O projeto dobrará, em cinco anos, a capacidade potencial de realização de exames da companhia para mais de 160 milhões de exames por ano na planta de Vespasiano.

Além disso, o nível de automação projetado permitirá à unidade aumentar de 46% para cerca de 82% a proporção de resultados de exames processados em menos de seis horas. Sete meses depois de lançado, o projeto encontra-se 30% concluído. A previsão é que todos os equipamentos analisadores entrem em operação até março de 2019, com a conclusão da planta em junho do mesmo ano, quando o processo de implantação chegará à sua etapa final.

“O Projeto Enterprise diz respeito à atualização tecnológica das nossas plantas produtivas, mas com foco nos clientes, seja no paciente que vai até uma das nossas unidades, ou seja, para um laboratório que terceiriza exames. Até agora, já mudamos a plataforma de tecnologia para algumas famílias de exames, como os de coagulação e os de doenças infecciosas”, explicou o diretor.

Conforme o balanço do terceiro trimestre, divulgado na última quinta-feira pela companhia, os investimentos da empresa até setembro de 2018, direcionados conforme as estratégias citadas, somaram R$ 44,1 milhões. Na comparação com os R$ 24,6 milhões aportados entre janeiro e setembro de 2017, o montante deste ano foi 79,2% superior.
Lucro líquido – No acumulado até setembro deste ano, o Hermes Pardini apurou lucro líquido de R$ 96,9 milhões, com queda de 3,3% em relação ao resultado de igual período de 2017 (R$ 100,3 milhões). Por outro lado, o volume de exames realizados pela empresa até setembro de 2018 aumentou 10,6%.

Até setembro, a receita líquida dos serviços prestados pelo Hermes Pardini somou R$ 909,2 milhões contra R$ 844,4 milhões em igual período de 2017, alta de 7,7%. A área de lab-to-lab (plataforma de exames) respondeu por 53,1% do faturamento da empresa e o segmento de PSC (outros produtos e serviços) por cerca de 47,7%.
A receita líquida do segmento lab-to-lab foi de R$ 483,2 milhões entre janeiro e setembro deste ano contra R$ 465,5 milhões nos mesmos meses de 2017, crescimento de 3,8%. O faturamento da área de PSC chegou a R$ 433,6 milhões e avançou 11,2%, em igual comparação. “A receita cresceu tanto no atendimento aos pacientes, quanto no atendimento de outros laboratórios”, ressaltou Ramos.

O Ebitda ajustado (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia de janeiro a setembro caiu 7,1% em relação ao do igual período de 2017, ficando em R$ 187,3 milhões. A margem Ebitda ajustada do período também sofreu redução de 3,3 pontos percentuais e fechou o período em 20,6%, em igual confronto.