05/02/07 15h52

Hoje ocioso, Viracopos tem planos ambiciosos de expansão

O Estado de S. Paulo - 05/02/2007

Enquanto descarta, por ora, a remoção de uma favela na área de Guarulhos, adiando indefinidamente a construção de um terceiro sistema de pista e pátio, a Infraero já iniciou um processo de desapropriação de terras no entorno do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O orçamento de 2007 da estatal prevê US$ 15,5 milhões para desapropriações em Campinas. No local, será construído um segundo sistema de terminal e pista, obra que não deve sair do papel antes de 2010. A desapropriação inclui uma área onde, num futuro ainda mais distante, poderá ser construída uma terceira pista. O custo total da construção do segundo sistema de terminal e pistas ainda não está definido. O projeto prevê a incorporação, nas dependências do terminal, de uma linha de trem expresso, que deve ligar Viracopos ao centro de São Paulo. O trem, a ser construído pela iniciativa privada, é tido como fundamental para que Viracopos venha a absorver a demanda excedente de Guarulhos e Congonhas - e justificar a ampliação, já que hoje o aeroporto opera com ociosidade. No entanto, o trem de Viracopos está bem menos adiantado que o de Guarulhos, previsto para entrar em operação em 2009. O Expresso Aeroporto já despertou interesse de mais de 100 empresas, que têm até abril para entregar propostas.