27/03/19 14h47

Honda Autmóveis inicia as operações de sua nova fábrica em Itirapina

A InvestSP trabalhou na atração do investimento para o Estado de São Paulo

InvestSP

A montadora japonesa, Honda Automóveis do Brasil, realizou, nesta quarta-feira 27 de março, a cerimônia de inauguração de sua nova fábrica de automóveis em Itirapina, no interior do estado. Com capacidade produtiva nominal de 120 mil unidades por ano, em dois turnos, a fábrica iniciará as atividades com a produção diária de 90 unidades do modelo Fit e contará com a experiência dos colaboradores transferidos da planta de Sumaré.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, participou do evento e falou sobre a relevância do setor automobilístico paulista. “A indústria automobilística tem, na sua cadeia, uma geração importante de valor. A Honda dá uma demonstração de confiança em São Paulo e no Brasil ao inaugurar a segunda fábrica no Estado”, afirmou Doria.

A InvestSP trabalhou para que a empresa se decidisse por São Paulo na época de construção da fábrica, já que outros estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro concorreram para receber a unidade. Dentre os diversos serviços prestados pela equipe da agência, destaque-se o de inteligência locacional, que possibilitou encontrar o terreno adequado às necessidades da montadora.

A empresa anunciou em abril de 2018, o plano de reestruturação do sistema produtivo de automóveis da marca no país, que visa fortalecer a competitividade do negócio. Em linha com esse plano, a Honda inicia hoje a nova operação com o faturamento do primeiro Fit produzido na fábrica. A partir desse mês, toda a produção do modelo será concentrada em Itirapina. Gradualmente, os demais modelos fabricados no país também passarão a ser produzidos na unidade. A conclusão dessa transferência está prevista para 2021.

Em Sumaré, permanecerão atividades que receberam investimentos recentes:  produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias. 

“Este momento é uma grande alegria para todos. Pautados pelo compromisso de evolução constante, damos, hoje, mais um importante passo em direção ao fortalecimento dos nossos negócios no Brasil. Graças aos ganhos de produtividade, com uma atuação integrada entre as plantas de Sumaré e Itirapina, tornaremos nossa operação no País mais competitiva”, finalizou Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.