04/08/07 15h41

Indústria cresce mais e deve elevar PIB

Folha de S. Paulo - 04/08/2007

Impulsionada principalmente pelo consumo interno, a produção da indústria cresceu 4,8% no primeiro semestre de 2007. Segundo Silvio Sales, coordenador de indústria do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção cresceu "em resposta ao contínuo aumento da demanda doméstica". Os fatores que explicam esse movimento, aponta Sales, são juros mais baixos, crescimento do emprego, expectativa positiva de empresário e crédito farto. Para Sales, a manutenção de resultados positivos nas exportações -que cresceram 19,9% no semestre, na contramão das previsões inicias de queda neste ano- e o bom desempenho do setor agrícola também ajudaram a indústria no primeiro semestre. De acordo com Sales, "a tendência é que a conjuntura econômica favorável", que assegurou o crescimento da indústria nos primeiros seis meses do ano, mantenha-se no segundo semestre. Diante dos resultados positivos da indústria principalmente no segundo trimestre, economistas já estimam um avanço mais forte do PIB. O crescimento do setor saltou de 3,8% no primeiro trimestre para 5,8% no segundo na comparação com os mesmos períodos de 2006. Com a aceleração, a Mellon Global Investments espera um crescimento de 6% no PIB do segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2006. Na comparação com o primeiro trimestre, estima uma alta de 1,2%. A MB Associados prevê um crescimento de 4,9% ante o segundo trimestre de 2006.