12/01/09 10h32

Indústria de calçados aposta no crescimento das vendas

O Estado de S. Paulo - 12/01/2009

Após amargar cinco anos de luta contra o câmbio e vendas instáveis no exterior, o setor calçadista brasileiro vê em 2009 uma oportunidade de crescer no mercado externo com a desvalorização do real. Hoje tem início a maior feira de calçados da América Latina, a Couromoda. São cerca de 1,2 mil expositores de todo o País. Espera-se cerca de R$ 80 milhões (US$ 34.8 milhões) em negócios realizados. "Estão todos muito otimistas", diz o presidente da feira, Francisco Santos. "Apesar da crise, o mercado interno cresceu 5% em 2008 e espera-se o mesmo em 2009." Um dos fatores para o otimismo foram as boas vendas de Natal. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, 49% dos consumidores compraram roupas e calçados no Natal e as lojas estão com pouco estoque. Por conta da crise, a Dumond, fabricante de calçados femininos, reduziu de 12% para 8% a meta de expansão de vendas no País em dezembro. Mas foi surpreendida com crescimento de quase 16% na receita do Natal em relação à mesma data de 2007. De acordo com a direção da indústria, "faltou sapato no Natal". Se houvesse mais produto, o crescimento poderia chegar a 18%. O que afetou o crescimento, acredita-se, foi a desconfiança dos lojistas, temerosos com o encalhe. O mercado de calçados no Brasil movimenta R$ 30 bilhões (US$ 13 bilhões) anuais e a exportação está na casa de US$ 1,8 bilhão ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Calçados (Abicalçados).