25/11/19 14h10

Iniciativa da prefeitura de São Paulo procura empresas de tecnologia verde

Junto com a consultoria Grant Thornton, a ADE SAMPA busca negócios ambientais para participar do programa de aceleração

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Buscando reunir e desenvolver empresas que usam tecnologias sustentáveis, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) e a consultoria Grant Thornton Brasil lançaram a iniciativa Green Sampa.

O ADE SAMPA é um braço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que busca fomentar negócios ambientais. “O mundo está em um momento delicado de início de uma crise ambiental”, diz Fred Oliveira, diretor presidente da ADE SAMPA.

Segundo ele, é importante para a prefeitura paulista desenvolver tecnologias que ajudem a cidade a se tornar mais verde. “Acreditamos que essas empresas ajudam também na geração de empregos”, afirma Oliveira.

Para Carol de Oliveira, diretora de marketing da Grant Thornton, a ideia é criar soluções em conjunto com as startups. “A iniciativa privada é importante para realizar a inovação”, diz.

Além da Grant Thornton, a agência fez uma parceria com o governo do estado de São Paulo. “Grande parte dos problemas ambientais estão no âmbito estadual”, diz Oliveira.

Serão selecionadas 12 startups do setor de tecnologias verdes divididas nos campos de atuação: água, clean web, energia limpa e gestão de resíduos sólidos. O desafio está planejado para acabar em julho de 2020. Ao final da aceleração, os primeiros colocados de cada setor receberão R$ 25 mil.

De acordo com Thaís Zschieschang, responsável técnica do Green Sampa, a ideia é que o Green Sampa aconteça uma vez por ano. “Estamos vendo diversas possibilidades de mercado, para resolver os problemas da cidade”, diz. “O principal objetivo é colocar startups mais próximas da iniciativa pública”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro pelo site http://bit.ly/desafiogreensampa. Já o edital pode ser acessado em http://bit.ly/desafiogreenedital.