18/03/20 12h10

Inscrições para novo ciclo do InovAtiva Brasil se encerram nesta terça

Maior programa de aceleração de startups da América Latina já preparou mais de duas mil empresas

Sebrae

As inscrições para o primeiro ciclo de aceleração de 2020 do InovAtiva Brasil se encerram nesta terça-feira (17/3). O programa, realizado pelo Ministério da Economia e Sebrae e executado pela fundação Certi, oferece gratuitamente, desde 2013, mentorias, visibilidade às startups e conexão com investidores, grandes empresas e parceiros.

Clique aqui para mais informações sobre as inscrições.

As empresas selecionadas irão participar, por 4 meses, de treinamento gratuito e online, com mentorias, capacitações e eventos, em que os empreendedores poderão se conectar com investidores e grandes empresas do ecossistema de inovação brasileiro.

Até 160 startups serão escolhidas para seis mentorias individuais, Treinamento de Pitch Presencial (como são chamadas as apresentações de negócios das startups) e 10 mentorias coletivas com executivos de grandes empresas e investidores especializados no tema.

Ao final do ciclo, os empreendedores poderão participar do InovAtiva Experience 2020.1, evento presencial em que, além de capacitações e mentorias para desenvolver as startups, eles têm a oportunidade de se apresentar para uma banca de investidores e aceleradoras num Demoday.

Duas mil startups

Em sete anos, mais de duas mil startups de todas as regiões do Brasil participaram do InovAtiva e mais de mil chegaram à fase de apresentar suas soluções em bancas presenciais com investidores. Uma delas é a Share360, startup de mapeamento de competências socioemocionais para escolas, empresas e profissionais, que participou do segundo ciclo de aceleração do programa em 2019.

Nos quatro meses de atendimento do InovAtiva, a Share360 acelerou seu negócio em aproximadamente dois anos, segundo Laura Ituassu, Diretora Executiva da empresa.

“O InovAtiva foi nossa primeira exposição e foi surpreendente. Encontramos mentores que abriram portas para nós e se dispuseram a nos orientar em questões pontuais, alertar para riscos que estávamos correndo e nos deram acesso a experts do nosso mercado de atuação”, afirma a empreendedora.

“Passamos a fazer parte da carteira da CRIABIZ, uma Venture Builder que está atuando na estruturação de nossos processos de Validação, Produtagem, Governança Corporativa, Tração Comercial e Gestão de Funding, nos levando rapidamente a novos estágios”, complementa Laura.

Reconhecimento

No ano passado, o InovAtiva Brasil ficou em primeiro lugar no ranking Top 10 Ecosystem da publicação 100 Open Startups, usada como referência por grandes corporações e investidores para identificar os principais atores de inovação do Brasil. A publicação analisou instituições fomentadoras e o InovAtiva - considerado o maior programa de aceleração de startups da América Latina - liderou o ranking com 40 pontos.

Em 2017, o InovAtiva foi escolhido pela OCDE como um benchmark internacional de inovação no setor público e, no ano anterior, o InovAtiva foi eleito a Melhor Aceleradora do país em premiação da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).