21/11/18 15h08

Investe São Paulo e Apex Brasil formam 260 empresas paulistas prontas para exportar

Projeto SP Export visa levar para o mundo o que São Paulo tem de melhor

Investe São Paulo

Nesta quarta-feira, 21 de novembro, o auditório da Investe São Paulo, na capital paulista, foi palco da formatura de empresas paulistas participantes do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e que estão prontas para expandir seus negócios internacionalmente.

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem como objetivo estimular a competitividade e promover a cultura exportadora, principalmente nas pequenas e médias empresas, qualificando e expandindo os mercados para as indústrias iniciantes ou já atuantes em comércio exterior.

A Investe São Paulo, por sua vez, lidera um dos núcleos operacionais do PEIEX e, por meio de uma metodologia desenvolvida pela Apex-Brasil, atende e orienta as empresas com foco no comércio exterior, sem qualquer custo.

No evento, a coordenadora de competitividade da Apex Brasil, Ana Barbosa, a diretora de Educação Executiva da ESPM, Célia Marcondes Ferraz, e o diretor de Investimentos da Agência, Sérgio Costa deram as boas-vindas aos formandos.

Costa destacou a importância da participação das empresas no programa como forma de ampliar o alcance de seus negócios e difundir a expertise paulista internacionalmente: “Esse é um passo essencial para iniciar na exportação, ou melhorar a posição daqueles que já atuam no mercado internacional. A atuação da Investe São Paulo junto à Apex-Brasil é fundamental e estratégica, pois fortalece a economia paulista quando levamos ao redor do mundo o que o estado tem de melhor”.

Na sequência, Ana Barbosa falou um pouco mais sobre as oportunidades para as empresas do PEIEX após o programa. Houve, ainda, um painel com casos de sucesso, no qual as empresas “Vodka TiiV”, “MMP Materiais Pedagógicos” e “Filho sem Fila” puderam dividir suas experiências.

A apresentação de Rita Campagnoli, presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEX) e parceira do programa, finalizou o encontro, reforçando a importância das exportações para o fortalecimento e aumento da competitividade das empresas até mesmo no mercado interno.

Metodologia

Para participar, as empresas deveriam possuir CNPJ no Estado de São Paulo válido, um produto ou serviço que pudesse ser exportado e disponibilidade para fazer todas as etapas do treinamento. Receberam atendimento aquelas que possuíram perfil e potencial para exportação, dentro deum raio de distância de 100 km da capital paulista.

O núcleo liderado pela Investe SP é formado por uma equipe de sete profissionais da Agência e oito da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – parceira no projeto e que atuou diretamente no planejamento, execução e monitoramento da metodologia PEIEX aplicada.

No início do atendimento, os técnicos verificam o nível de preparo da empresa para exportar, avaliando junto ao representante de cada empresa os procedimentos e controles existentes. Inicia-se então um processo intenso de capacitação, com temas bastante abrangentes, tais como a prospecção no mercado para exportação e clientes em um mercado internacional; os regimes aduaneiros especiais; como fazer adequação de embalagem; marketing para exportação indireta; quais são os incentivos fiscais para exportação; quais são os documentos obrigatórios; como formar preço para exportação, entre outros.

Ao longo do PEIEX, as empresas têm acesso não só à mentoria personalizada dos técnicos, mas também a palestras, workshops e eventos de networking junto a outras instituições participantes do programa.

Sobre a Apex-Brasil 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 802 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil. Para mais informações, acesse: www.apexbrasil.com.br.

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações, SP Export, é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços. Como contrapartida, o empresário deve estar disponível para verificação de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da companhia e para entrevistas com a equipe técnica da Investe SP.