13/11/14 15h20

Investe São Paulo e Offshoreenergy fecham acordo de cooperação

Com a parceria, as instituições poderão realizar projetos conjuntos para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás em São Paulo

Investe São Paulo
Download Bianca Borges/ISP
Iniciativa vai estimular a competitividade no setor de petróleo e gás paulista

A Investe São Paulo e a Offshoreenergy, rede de centros de conhecimento e inovação nacional da Dinamarca, assinaram, nesta quarta-feira, 12 de novembro, um memorando de entendimento com o objetivo de estabelecer a troca de conhecimentos e viabilizar projetos de desenvolvimento para o setor de petróleo e gás no Estado de São Paulo, com destaque para a região da Baixada Santista. O documento foi assinado pelo diretor da Investe SP, Ermínio Lucci, e pelo diretor da Offshoreenergy, Johannes Kromann Bie, na sede da agência paulista.

Durante a reunião, o gerente da Investe São Paulo, Luis Arbex, apresentou as vantagens de se investir no Estado, como a ampla infraestrura e o potencial na área de tecnologia e inovação, ressaltando os parques tecnológicos, o ensino técnico e universidades que tornam São Paulo o Estado com capital humano mais qualificado no País.

O gerente de projetos internacionais da Offshoreenergy, Mikkel Juul, afirmou: “Vejo grandes oportunidades no Brasil e alguns desafios a serem superados”. A empresa é focada na expansão de empresas de petróleo e gás por meio da troca de conhecimento entre empresas do setor.

O petróleo e o gás natural têm grande relevância para São Paulo, visto que, o Estado é responsável por 44,45% da capacidade produtiva do país, além de ser o consumidor majoritário de gás natural, absorvendo 23% da produção total.

“Após a recente descoberta de campos de pré-sal na Bacia de Santos, a projeção de produtividade do setor aumentou consideravelmente”, disse Arbex. De acordo com o gerente da Investe SP, a extração adequada dessas fontes acarretará em ganhos de eficiência energética, ambientais e econômicos.

Sobre a Offshereenergy

A Offshoreenergy é uma instituição dinamarquesa sem fins lucrativos com sede na cidade de Esbjerg. Focada na expansão de empresas de petróleo e gás, a entidade busca aumentar a competitividade deste setor, oferecendo apoio e estrutura para a superação dos desafios futuros.

Com mais de 40 anos de experiência na expansão da indústria petrolífera, a Offshoreenergy recebeu o certificado “Cluster Manegement Excellence Label GOLD – Proven for Cluster Excellence” da organização europeia European Secretariat for Cluster Analysis. A instituição promove, por meio de projetos e redes de contatos, troca de conhecimento e experiências entre empresas, evidenciando as competências de cada uma delas. Atualmente, conta com 270 empresas associadas.