15/03/18 13h48

Investe São Paulo participa da Aliança Brasil 4.0

Evento do ICC Brasil para assinatura do documento em São Paulo foi realizado em agenda paralela ao World Economic Forum com executivos de nove empresas

Investe São Paulo com informações do ICC Brasil
Download Divulgação

O acordo deve ajudar a impulsionar o desenvolvimento tecnológico na indústria

O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, representou a Agência nesta quinta-feira na cerimônia de lançamento da Aliança Brasil 4.0, um compromisso público de empresas com o desenvolvimento e a democratização da Indústria 4.0 no Brasil. A ideia foi organizada pela ICC – Brasil (Câmara Internacional de Comércio).

Além da Investe SP, assinaram o compromisso o CEO mundial da Siemens, Joe Kaeser, a CEO da SAP do Brasil, Cristina Palmaka, a general manager da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, o general manager Latam da Adobe, Frederico Grosso; o CEO da Deloitte, Altair Rossato, o presidente da Qualcomm para America Latina, Rafael Steinhauser, o vice-presidente de Industry Business da Schneider Electric, Cristiano dos Anjos, o vice-presidente da Basf, Tobias Dratt, e country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva, além do  presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Luiz Augusto de s. Ferreira e do representante da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria).

Esse projeto faz parte das iniciativas da Comissão de Economia Digital da entidade, que tem como um de seus objetivos ajudar a indústria brasileira a ser inserida na cadeia de valor mundial via tecnologias 4.0.

“A nossa missão é promover ações para difusão da utilização de tecnologias, processos e aplicações da manufatura avançadaem todos os níveis das cadeias produtivas. Um dos mecanismos que iremos usar é conectar as empresas brasileiras ao task-force Digitalização e Indústria 4.0 do B-20, por meio dos representantes da ICC”, explica Gabriel Petrus, diretor executivo da ICC.

A plataforma será incubada pela Comissão de Economia Digital da ICC no Brasil e terá os seguintes desafios:

• promover a democratização da indústria 4.0, conectando o Brasil aos padrões internacionais de inovação;
  • conectar as empresas brasileiras às iniciativas que já acontecem no mundo (via plataforma do ICC);
  • promover ações para difusão da utilização de tecnologias, processos e suas aplicações;
  • identificar oportunidades internacionais para o setor privado brasileiro (via ICC);
  • promover projetos de capacitação e treinamento;
  • promover o diálogo com governo e reguladores.

Joe Kaeser, CEO global da Siemens, está convencido de que a iniciativa ajudará o Brasil a se tornar mais competitivo globalmente num cenário dominado pela digitalização. “A quarta revolução industrial está promovendo mudanças significativas na indústria global e os brasileiros, com sua criatividade e compromisso com a inovação podem obter grandes benefícios. A Siemens é a empresa líder nessa transformação e está comprometida a agir como um parceiro confiável do Brasil nesse desafio”, afirma Kaeser.

A Adobe tem muito orgulho em participar deste projeto. “Por meio de nossas tecnologias, damos aos usuários condições reais de viabilizar o aproveitamento dos dados obtidos durante a jornada do cliente para conhecer melhor cada consumidor e conseguir entregar a experiência certa, no lugar certo e na hora certa, tendo assim maior propriedade para a tomada de decisões. Com a aliança 4.0, a Adobe entra com todo seu know-how tecnológico - com inteligência artificial, tecnologia em cloud e digitalização - para contribuir com a evolução da indústria brasileira e garantir que esse desenvolvimento atinja os padrões internacionais”, afirma Federico Grosso, vice-presidente da Adobe para a América Latina.

Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, afirma que o Brasil está diante de uma confluência de novas tecnologias como Big Data, IoT, Inteligência Artificial, realidade mista, que irão transformar radicalmente o cenário industrial. “Essas novas tecnologias oferecem rápida adoção para os grandes grupos e acesso à inovação para os pequenos fabricantes. Por isso, a mensagem que mais comemoro nesta aliança é a mensagem de democratização. Tenho certeza que a tecnologia representa, hoje, a janela de oportunidade para darmos o desejado salto de competitividade na indústria nacional e para o Brasil”, finaliza a presidente da Microsoft Brasil.

Para vice-presidente de Industry Business na Schneider Electric, Cristiano dos Anjos, é fundamental democratizar o conceito de IIoT ou Indústria 4.0 no Brasil para impulsionar o crescimento industrial sustentável no país. “É preciso criar a consciência de que a inovação não é modismo e sim algo necessário e benéfico nos tempos atuais”, conclui Cristiano dos Anjos.

Sobre a ICC Brasil

A ICC Brasil reúne os membros brasileiros da International Chamber of Commerce (ICC), a maior organização empresarial do mundo, com mais de 6 milhões de empresas em 130 países. Com sede em Paris e comitês nacionais em mais de 80 países, atua como a voz das empresas nas Nações Unidas, da Organização Mundial de Comércio (OMC) e no G-20, influenciando no desenvolvimento de políticas, na criação de regras e no estabelecimento de padrões universalmente utilizados no comércio internacional.