10/07/14 13h38

Investe SP participa de debate sobre planejamento estratégico em Limeira

Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes) de Limeira trata de assuntos como o desenvolvimento e investimentos

Investe SP
Download Divulgação
Almeida falou sobre ferramentas importantes para a promoção de investimentos no município

O representante da Investe São Paulo, Luciano Almeida, ministrou palestra na 2ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes) de Limeira, realizada na última quinta-feira, 3 de julho, na sede da Associação Comercial e Industrial da cidade (Acil).

Almeida falou sobre a economia e a localização da cidade e comparou Limeira com dados de outras cidades no que diz respeito ao planejamento estratégico de desenvolvimento de municípios. “O interior de São Paulo é o maior mercado consumidor do Brasil e contribui com cerca de R$ 380 milhões por ano. Os municípios precisam saber aproveitar isso ao máximo para atrair o investidor estrangeiro”, destacou.

Ele também falou sobre a importância de o município de Limeira participar ativamente no Aglomerado Urbano de Piracicaba, uma vez que a cidade está localizada no contínuo urbano-industrial das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. Almeida também ressaltou que a cidade pode intensificar sua vocação atual ou diversificar-se para atender novas demandas.

Para o presidente da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, Romeu Santini, a cidade tem muito a oferecer ao conselho regional. “Cada prefeito vai indicar uma pessoa para integrar o Conselho. Este representante será responsável por fornecer informações sobre cada município. Com isso, vamos formar um banco de dados”, afirmou.

Segundo Santini, os dados serão encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, aos consulados e às câmaras de comércio, que são as principais vias por onde chegam as empresas estrangeiras.

Durante o encontro, também foi votado e aprovado o ingresso de Limeira na Câmara de Comérico Exterior. O conselheiro Celso Vargas expôs dados sobre a cidade e destacou as mudanças necessárias para atingir metas de IDH e PIB per capita.