16/04/07 11h33

Investimentos voltam a crescer na infra-estrutura

Valor Econômico - 16/04/2007

Os investimentos em infra-estrutura começaram a deslanchar. No primeiro bimestre do ano, o volume de capital externo aplicado no setor atingiu US$ 1,09 bilhão, mais que o triplo dos US$ 310 milhões de 2006. Boa parte do impulso aos investimentos deve-se às Parcerias Público Privadas (PPPs) estaduais, que saíram do papel. Em 2006, o total investido em energia, saneamento, transporte, logística, petróleo e gás atingiu R$ 10,2 bilhões (US$ 4,7 bilhões) no país - a conta inclui PPPs, as concessões públicas e operações de "project finance" -, 34% mais que em 2005, segundo os dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid). Os principais alvos do investimento externo direto foram energia, telecomunicações e transportes, aponta levantamento da Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib). Os ingressos no primeiro bimestre sinalizam a volta dos investimentos aos níveis do início da década. Em 2001, o fluxo foi de US$ 7,2 bilhões, mas caiu nos últimos anos para a faixa de US$ 4 bilhões a US$ 5 bilhões. Os principais bancos que atuam em "project finance" acreditam que 2007 será um ano ainda melhor. O setor de petróleo já tem US$ 2,5 bilhões em investimentos nesta modalidade para construção de sondas por 88% do total de "project finance" em 2006 deverão manter sua força. As pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), as centrais geradoras de energia eólica e grandes hidrelétricas vão continuar a surgir por todo o país. "O governo federal quer que o país cresça e o crescimento depende, sobretudo, de energia elétrica", lembra Demósthenes Madureira, vice-presidente-executivo do Unibanco.