28/06/21 18h03

InvestSP anuncia plataforma inédita para promover iniciativas com soluções para mudanças climáticas na COP26

Iniciativa levará startups brasileiras ao CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme com propostas para solucionar desafios nas áreas de resiliência ambiental, desperdício de alimentos e descarbonização

InvestSP

A InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (28) a adesão ao programa Global Scale-Up Programme CivTech Alliance que levará mais de 20 startups à COP26, que acontecerá em Glasgow.

A iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização da InvestSP, que, além de um programa de apoio à internacionalização de startups paulistas, este ano abrirá seu quarto escritório internacional em Nova Iorque. Os três escritórios internacionais em funcionamento atualmente já cobrem a Europa, Ásia, Oriente Médio e Norte da África.

O CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme conta com a participação de 10 outros governos e instituições acadêmicas referências no setor, que formam uma rede de aceleração global de startups. As empresas selecionadas devem ter soluções que enderecem três grandes desafios da agenda de mudanças climáticas: resiliência ambiental, desperdício de alimentos e descarbonização na rede de transportes. #EnvironmentalResilience, #foodwaste e #decarbonization.

Além de oportunidades de conexão com investidores, governos e organização setoriais, as melhores startups participarão da COP26. A plataforma conta com imersões virtuais prévias no Brasil, Europa e Austrália. No Brasil, a InvestSP receberá 25 startups (entre brasileiras e estrangeiras), para apresentar as oportunidades de investimento e negócios em São Paulo.

“São Paulo vem cada vez mais liderando a agenda ESG na América Latina. Através da InvestSP, buscamos novos investidores para São Paulo que se alinhem a esta pauta. A parceria com a CivTech Alliance é mais uma iniciativa para promover a expansão das empresas paulistas nesta agenda global.”, afirmou Gustavo Junqueira, presidente da InvestSP.

Funcionamento do CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme

Para conhecer o programa, as empresas interessadas podem se inscrever na sessão de perguntas e respostas, realizada pela Aliança. A apresentação acontecerá no dia 29 de junho às 10h15. As inscrições para esta sessão podem ser feitas através do link: https://bit.ly/3gZ2kor .

Já para inscrições para os três desafios, as startups deverão escolher um dos temas e realizar sua aplicação.

Para o Desafio 1, focado em resiliência ambiental (“Como podemos usar a inovação e a colaboração para proteger o meio ambiente e como usar os dados e tecnologia para proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas?”), a startup deve acessar o link https://bit.ly/2Uy8jZZ.

Para o Desafio 2, focado na redução de desperdício de alimentos (“Você sabia que a indústria de alimentos é responsável por 30% do uso de energia no mundo? Venha ajudar a Civtech Alliance a construir soluções para a mudança climática”), a startup deve acessar o link https://bit.ly/35Nk5Sy

Para o Desafio 3, focado na redução de emissões e descarbonização dos transportes (“Dados e tecnologia serão a chave para enfrentar as mudanças climáticas através da descabonização e otimização do uso de veículos”, a startup deve acessar o link https://bit.ly/3h1O2mT

Atuação internacional

Em junho deste ano, a InvestSP abriu em junho seu terceiro escritório internacional em Munique, para atender ao mercado europeu.

As representações de São Paulo no exterior são parte da estratégia do governo paulista de consolidar relações diplomáticas e comerciais, auxiliando no desenvolvimento de ações conjuntas com entidades estrangeiras. Até o fim do ano, será aberto quarto escritório da InvestSP  em Nova Iorque, para atender a toda América do Norte. Desde 2019, a agência deu início a este processo de globalização, com a abertura de seu escritório em Xangai. Em fevereiro de 2020, foi a vez da represetação de Dubai, atendendo a todos o Oriente médio e Norte da Africa.

Também fazem parte da iniciativa de atuação internacional a promoção, desde 2015, do SP Export, programa paulista de apoio às exportações. Por meio deste projeto, a agência contribui para o aumento das exportações brasileiras através da inserção de empresas paulistas no mercado internacional e da redução dos entraves às exportações.